O primeiro conflito social/espacial da cidade de Brasíl...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q649362 História e Geografia de Estados e Municípios
     O primeiro conflito social/espacial da cidade de Brasília aparece com a necessidade de abrigar os pioneiros que construíram a cidade – os “candangos” –, para os quais não havia lugar no plano urbanístico de Brasília. As  cidades-satélites, que não estavam incluídas, inicialmente, nas premissas do Plano Piloto, foram, posteriormente, acrescentadas e serviram de acomodação para  candangos – pioneiros/operários – de Brasília. O governo inaugurou a primeira delas quase dois anos antes da própria capital e fundou outras três em fins de 1961.
PAVIANI, Aldo. Brasília – gestão urbana: conflitos e cidadania.  Brasília: Universidade de Brasília, 1999, com adaptações.
Em relação à organização do espaço geográfico do Distrito Federal, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra C).

A Constituição de 1988, em seu artigo 32, veda expressamente a divisão
do Distrito Federal em municípios. No Distrito Federal, são chamados de cidades
os diversos núcleos urbanos sedes das regiões administrativas. Alguns destes
núcleos são mais antigos do que a própria Brasília, como Planaltina, que era
município de Goiás antes de ser incorporado ao Distrito Federal, e Brazlândia,

 

Estratégia Concursos.
 

A) ERRADO. Desde a criação de Brasília, o governo já previa a criação de cidades-satélites para a acomodação da população excedente. No entanto, isso era previsto para um futuro distante, o que não ocorreu.

B) ERRADO. Planaltina e Brazlândia já existiam antes da inauguração de Brasília. Faziam parte de Goiás e foram incorporados ao DF. Taguatinga, inaugurada em 1958, é a mais antiga, se considerarmos que a cidade foi construída para o propósito de cidade-satélite.

C) CORRETO

D) ERRADO. Das citadas, apenas Asa Norte e Asa Sul integram o Plano Piloto. Cruzeiro e Sudoeste já fizeram parte, mas foram desmembrados.

 E) ERRADO. O motivo era justamente esse: abrigar os trabalhadores envolvidos na construção. Um nítido ato de segregação social.

Corrijam-me se eu estiver errado.

Bons estudos!

O Plano Piloto região administrativa é formada basicamente por parte da área tombada de Brasília (conhecida como Plano Piloto de Brasília) e pelo Parque Nacional de Brasília. É dividida em diferentes setores, como as Asas Sul e Norte, Setor Militar Urbano (SMU), Noroeste, Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Granja do Torto, Vila Planalto e Vila Telebrasília.

Segundo o professor Israel Batista 

a) as cidades satélites não estavam previstas no projeto original da construção de Brasilia, que deveria crescer gradativamente e só depois de atingir certo numero previsto de habitantes seriam criadas às satelites, mas o grande numero de imigrantes em busca de emprego e condiçoes melhores de vida fez com que surgisseml assentamentos (feitos de lona) Lonalandia, atual candangolandia, foi a primeira, porque não havia espaço para esses imigrantes no plano piloto. 

b) com a chegada de muitos imigrantes e a impossibilidade de abriga-los no plano piloto foi que se criou o Nucleo Bandeirante (cidade livre - porque todos podiam nela morar) e depois, dois anos antes da inauguração de Brasilia foi criada também a satelite de Taguatinga, para retirar os que se instalaram em barracas de lona na candangolandia. 

c) item correto - Planaltina, Brazlandia e também Sobradinho, já existiam na região antes da construção da capital federal. 

d) plano piloto ingloba asa sul, asa norte, SIG, setor militar urbano, sudoeste, noroeste 

e) as satélites abrigaram os que vieram à capital interessados nos trabalhos diretos e indiretos decorrentes da construção da capital. 

Bons estudos a todos nós!

 

GABARITO
C) Planaltina e Brazlândia – cidades-satélites de Brasília – eram cidades goianas, preexistentes à instalação da capital da República.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo