Assinale a alternativa correta de acordo com o texto.
Leia o texto para responder a questão
Slow fashion, uma tendência de moda sustentável – e
de empreendedorismo
A indústria fashion é a segunda que mais polui o meio ambiente.
Por isso, surge um movimento que prega o consumo
consciente de roupas e acessórios
Por Fernanda Colavitti
Quando criaram a marca Coletivo de Dois, em 2014, os estilistas Hugo Mor, de 33 anos, de Goiás, e o paulistano Daniel Barranco, de 42, queriam fazer roupas diferentes das que existiam no mercado. A ideia da dupla era criar usando materiais baratos, como sobras e tiras de tecido.
Com isso na cabeça, eles juntaram 500 reais em retalhos e uma máquina de costura e criaram a primeira coleção, com 127 peças. “Enchemos uma mala e nos mudamos de Goiânia para São Paulo para participar de feiras e eventos”, afirma Hugo
Na época, ambos sequer tinham ouvido falar na expressão slow fashion — tendência que aplica os conceitos de sustentabilidade e reutilização de materiais no mundo da moda. “Foi apenas quando aparecemos em uma reportagem sobre o movimento que percebemos que a marca se encaixava”, afirma Daniel.
De lá para cá, o Coletivo de Dois abriu uma loja no centro de São Paulo e já produziu mais de 3.000 peças, reaproveitando, por ano, 150 quilos de tecido. Segundo os empresários, quase 1 tonelada de sobras deixou de ser descartada.
O slow fashion (ou “moda lenta”, numa tradução literal) não é uma tendência exatamente nova. A expressão surgiu ainda na década de 1990, na Itália, e deriva de outro movimento, o slow food, que propõe uma forma mais consciente de se alimentar. Assim como o irmão da culinária, o slow fashion está atrelado a hábitos de consumo responsáveis, valorização de produtores locais e produção de itens com mais qualidade e durabilidade. “A tendência é um contraponto ao conceito de fast fashion, que dominou as décadas anteriores e consiste em grandes lojas de departamento produzindo coleções novas a cada semana”, diz José Luís de Andrade, professor de moda no Centro Universitário Senac, em São Paulo.
[...]
Disponível em https://vocesa.abril.com.br/empreendedorismo/slow-fashion-uma-tendencia-de-moda-sustentavel-e-de-empreendedorismo/
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão é de interpretação de texto e quer que identifiquemos a alternativa correta . Vejamos:
.
A) A ideia dos empreendedores Hugo Mor e Daniel Barranco teve insucesso.
Errado. A ideia não teve insucesso; pelo contrário, teve sucesso. De acordo com o texto "o Coletivo de Dois abriu uma loja no centro de São Paulo e já produziu mais de 3.000 peças, reaproveitando, por ano, 150 quilos de tecido. Segundo os empresários, quase 1 tonelada de sobras deixou de ser descartada".
.
B) A moda sustentável consiste em coleções novas a todo momento.
Errado. A moda sustentável não consiste em coleções novas a todo momento, mas sim, em reutilizar, reaproveitar os materiais, os tecidos.
De acordo com o Dicionário Aulete, sustentabilidade é um "modelo de desenvolvimento que busca conciliar as necessidades econômicas, sociais e ambientais de modo a garantir seu atendimento por tempo indeterminado e a promover a inclusão social, o bem-estar econômico e a preservação dos recursos naturais".
.
C) Com o reaproveitamento de tecidos, a moda se torna sustentável.
Certo. A moda se torna sustentável com o reaproveitamento de tecidos.
.
D) As expressões em inglês tornam a moda algo inatingível.
Errado. A moda não se torna algo inatingível (inacessível) por causa das expressões em inglês. Ao falar sobre a expressão em inglês, o que o texto fala é que "o slow fashion (ou “moda lenta”, numa tradução literal) não é uma tendência exatamente nova. A expressão surgiu ainda na década de 1990, na Itália, e deriva de outro movimento, o slow food, que propõe uma forma mais consciente de se alimentar".
.
Gabarito: Letra C
uma dica que pode salvar muita gente vamos lá.
Assinale a alternativa correta de acordo com o texto.
de acordo com o texto é uma questão de recorrência e a resposta está dentro do texto. Sempre que tiver um enunciado assim lembre-se de recorrência voltar ao texto a resposta está nele.
Que legal, não conhecia esse termo Slow Fashion. Interessante a ideia e o texto!
Não sei vocês, meus amigos. Mas tem muito texto que leio por aqui que além de ajudar a resolver as questões em si, proporciona, em paralelo, um conhecimento em diversas áreas. Tem um que li que falou sobre uma das medições da idade através das bactérias do intestino(algo inusitado para mim)...investimentos em descobrir vida alienígena ou construir hospitais?(qual a prioridade?)... muito conhecimento ''diferente''.
Esse do Slow Fashion, citando também a parte histórica do Slow Food, são ideais que se caem em redação fi... É pão pão, queijo queijo kkkkk.
Abraços.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo