Analise: “Na época, ambos sequer tinham ouvido falar na exp...
Leia o texto para responder a questão
Slow fashion, uma tendência de moda sustentável – e
de empreendedorismo
A indústria fashion é a segunda que mais polui o meio ambiente.
Por isso, surge um movimento que prega o consumo
consciente de roupas e acessórios
Por Fernanda Colavitti
Quando criaram a marca Coletivo de Dois, em 2014, os estilistas Hugo Mor, de 33 anos, de Goiás, e o paulistano Daniel Barranco, de 42, queriam fazer roupas diferentes das que existiam no mercado. A ideia da dupla era criar usando materiais baratos, como sobras e tiras de tecido.
Com isso na cabeça, eles juntaram 500 reais em retalhos e uma máquina de costura e criaram a primeira coleção, com 127 peças. “Enchemos uma mala e nos mudamos de Goiânia para São Paulo para participar de feiras e eventos”, afirma Hugo
Na época, ambos sequer tinham ouvido falar na expressão slow fashion — tendência que aplica os conceitos de sustentabilidade e reutilização de materiais no mundo da moda. “Foi apenas quando aparecemos em uma reportagem sobre o movimento que percebemos que a marca se encaixava”, afirma Daniel.
De lá para cá, o Coletivo de Dois abriu uma loja no centro de São Paulo e já produziu mais de 3.000 peças, reaproveitando, por ano, 150 quilos de tecido. Segundo os empresários, quase 1 tonelada de sobras deixou de ser descartada.
O slow fashion (ou “moda lenta”, numa tradução literal) não é uma tendência exatamente nova. A expressão surgiu ainda na década de 1990, na Itália, e deriva de outro movimento, o slow food, que propõe uma forma mais consciente de se alimentar. Assim como o irmão da culinária, o slow fashion está atrelado a hábitos de consumo responsáveis, valorização de produtores locais e produção de itens com mais qualidade e durabilidade. “A tendência é um contraponto ao conceito de fast fashion, que dominou as décadas anteriores e consiste em grandes lojas de departamento produzindo coleções novas a cada semana”, diz José Luís de Andrade, professor de moda no Centro Universitário Senac, em São Paulo.
[...]
Disponível em https://vocesa.abril.com.br/empreendedorismo/slow-fashion-uma-tendencia-de-moda-sustentavel-e-de-empreendedorismo/
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - Há um verbo no infinitivo.
Vamos entender por que a alternativa B é a correta e as demais são incorretas.
Alternativa B: A frase analisada é: “Na época, ambos sequer tinham ouvido falar na expressão slow fashion”.
Para identificar o verbo no infinitivo, precisamos encontrar verbos que estão na sua forma básica, ou seja, não conjugados. O verbo "ouvido" está no particípio, mas o verbo "falar" está no infinitivo. Portanto, a alternativa B está correta.
Alternativa A: A afirmação é que há um advérbio de modo.
Advérbios de modo geralmente respondem à pergunta "como?". Eles costumam terminar em “-mente” em português (por exemplo, "rapidamente", "cuidadosamente"). Na frase analisada, não há advérbios de modo presentes. Logo, a alternativa A está incorreta.
Alternativa C: A afirmação é que há um neologismo.
Neologismos são palavras ou expressões novas na língua. A expressão "slow fashion" pode parecer um neologismo, mas não é formada recentemente. Ela já existe desde a década de 1990, conforme explicado no texto. Portanto, essa alternativa está incorreta.
Alternativa D: A afirmação é que há um sujeito composto.
O sujeito composto é quando temos dois ou mais núcleos no sujeito. Na frase, o sujeito é "ambos", um pronome indefinido que se refere a Hugo Mor e Daniel Barranco. Porém, "ambos" é um sujeito simples, não composto. Assim, a alternativa D está incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Parabéns, Henrique, pelo comentário extremamente detalhado e útil à comunidade.
Infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir.
Analise: “Na época, ambos sequer tinham ouvido falar na expressão slow fashion”
O verbo falar encontra-se no infinitivo.
Confundi-me com o "slow fashion". Acreditei ser um neologismo.
slow fashion não seria neologismo?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo