Sobre o fragmento do texto de Guimarães Rosa, marque a alter...
Sobre o fragmento do texto de Guimarães Rosa, marque a alternativa com análise incorreta.
O bom escritor é um descobridor; (...). Considero a língua como meu elemento metafísico: escrevo para me aproximar de Deus, estou sempre buscando o impossível, o infinito. (...) Sou místico: posso permanecer imóvel durante longo tempo, pensando em algum problema a esperar. (...)
(Guimarães Rosa)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
B) Escrevo para me aproximar de Deus.
-Oração principal
-Oração subordinada advervial final reduzida de infinitivo
O bom escritor é um descobridor; (...). Considero a língua como meu elemento metafísico: escrevo para me aproximar de Deus, estou sempre buscando o impossível, o infinito. (...) Sou místico: posso permanecer imóvel durante longo tempo, pensando em algum problema a esperar.
A - Correto
O texto apresenta exemplos de sujeitos elípticos, identificados pela desinência verbal de primeira pessoa do singular.
=================
[Eu] considero, [Eu] sou místico, [Eu] escrevo. O pronome pessoal de primeira pessoa sofre elipse, ou seja, é dispensado da materialização gramatical mesmo que sua participação na oração continue.
B - Errado (gabarito)
Em: "Considero a língua como meu elemento metafísico: escrevo para me aproximar de Deus" − temos exemplos de orações coordenadas sindéticas e assindéticas.
=================
Não há oração coordenada sindética (com presença de conjunção) no fragmento exposto, os dois pontos separam duas orações que estão coordenadas. O que poderia confundir o candidato, no caso, é a presença de "para me aproximar...", que constitui oração adverbial final; "para" é uma conjunção, mas a oração em si não é subordinada, mas sim coordenada.
C - Correto
Na oração: "Sou místico" − temos um adjetivo biforme exercendo função sintática de predicativo do sujeito elíptico "Eu".
=================
Biforme significa que o adjetivo obedece ao gênero do nome (temos místicos e místicas), e, como mencionado na alternativa A, temos aqui um [Eu] escondido — em elipse.
D - Correto
As palavras: "impossível" e "imóvel" são derivadas por prefixação.
=================
Sim, impossível (im + possível) e imóvel (i + móvel) são palavras formadas pela adição de prefixo a outras.
E - Parcialmente correto — caberia recurso
O período: "O bom escritor é um descobridor" é simples, a oração é absoluta e está escrita com os termos essenciais na ordem direta.
É simples, o sujeito é "O bom escritor"
Os termos essenciais são "O bom escritor", como sujeito, e "é um descobridor", como predicado; estão na ordem direta (sujeito + predicado)
Agora, o fato de ser "oração absoluta" me pegou de surpresa; como a oração termina com "ponto e vírgula", o período não se encerra nesse ponto, então me parece errada a classificação. Orações absolutas ocorrem quando o período possui somente aquela oração.
Você poderia argumentar: "Ah, concurseiro, mas eles colocaram reticências e ponto final em seguida [(...).]", bom, está certo, colocaram, mas não quer dizer que não haja nada ali.
Como apenas o termo destacado deve ser considerado, é muito difícil o candidato errar por isso, mas é passível de uma discussão.
Na A a primeira frase não é sujeito simples?
Fiz a interpretação de como toda a frase fosse com elípticos e acabei nem lendo o resto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo