O podcasting é um formato recente de mídia que retoma proces...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2021 - UFES - Produtor Cultural |
Q1933929 Educação Artística
O podcasting é um formato recente de mídia que retoma processos de comunicação do radiojornalismo no âmbito da cibercultura e do jornalismo digital. Nesse sentido, NÃO evidencia uma possibilidade comunicativa do recurso “podcast” aceitável do ponto de vista ético: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão apresentada, é necessário entender o conceito de podcasting e suas aplicações éticas no contexto da comunicação digital. A questão exige que o aluno identifique uma prática comunicativa que não seja aceitável do ponto de vista ético no uso de podcasts.

A alternativa correta é a C: "o reforço da imagem de influencers, devendo, portanto, ser utilizado para promover a imagem de gestores e superiores hierárquicos." Essa opção destaca uma prática eticamente questionável, pois o uso de podcasts para promover exclusivamente a imagem de gestores pode indicar manipulação ou uso indevido de uma plataforma destinada ao livre compartilhamento de informações e ideias.

Agora, vamos analisar as outras alternativas para entendermos por que elas não são a resposta correta:

A: "o aprofundamento de opiniões e argumentações, permitindo à mídia digital uma retomada do potencial crítico e editorial nos processos contemporâneos de comunicação." Esta alternativa descreve um uso positivo e ético dos podcasts, promovendo o pensamento crítico e a diversidade de opiniões, o que é uma prática aceitável.

B: "o emprego tanto para comunicação com públicos externos quanto internos." Esta opção está correta sob o ponto de vista ético, pois mostra a versatilidade dos podcasts como uma ferramenta de comunicação em diferentes contextos, sem implicar em práticas antiéticas.

D: "o emprego como instrumento de comunicação junto a uma faixa bastante ampla de ouvintes, desde os jovens até os mais velhos." Este uso é legítimo, pois destaca a capacidade dos podcasts de alcançar diversos públicos, sem qualquer implicação ética negativa.

E: "o uso para ampliar os canais de comunicação institucional junto a públicos segmentados e especializados que não acessam os canais de comunicação convencionais." Esta opção também é válida, pois demonstra um uso estratégico dos podcasts para atingir públicos específicos, ampliando o alcance da comunicação institucional.

Em resumo, a alternativa C é a única que apresenta um uso eticamente questionável dos podcasts. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo