É correto afirmar sobre os Equipamentos de Proteção Individu...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e entender por que a alternativa C é a correta.
Alternativa C: Óculos, protetor facial e máscara de solda são EPIs próprios à proteção dos olhos e face.
A alternativa C está correta porque os óculos, o protetor facial e a máscara de solda são, de fato, equipamentos de proteção projetados especificamente para proteger a face e os olhos. Eles são essenciais em ambientes de trabalho onde existe risco de exposição a partículas voadoras, radiação ou outros perigos que possam lesionar essas áreas. Por exemplo, enquanto os óculos de segurança protegem contra impactos, a máscara de solda é crucial para proteger contra a intensa luz e faíscas geradas durante o processo de soldagem.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: Balaclavas e óculos são partes constitutivas das máscaras de solda.
Esta afirmação está incorreta. As **máscaras de solda** são projetadas especificamente para proteger contra radiações intensas e faíscas, e não são compostas por balaclavas. A balaclava é um acessório usado para proteger a cabeça e pescoço, muitas vezes em conjunto com outros EPIs, mas não é parte da estrutura de uma máscara de solda.
Alternativa B: Balaclavas não se adequam à proteção facial contra radiação ultravioleta e infravermelho.
Esta alternativa é tecnicamente verdadeira, mas o contexto é inadequado para a pergunta. Balaclavas não são projetadas para proteção contra radiações específicas como o ultravioleta ou infravermelho. Elas são mais adequadas para proteção contra frio ou faíscas, mas não contra radiações.
Alternativa D: Óculos de proteção contra radiação ultravioleta e infravermelho substituem plenamente as máscaras de solda.
Esta é uma afirmação incorreta. Óculos de proteção podem oferecer alguma proteção contra radiação, mas não são substitutos adequados para máscaras de solda, que são projetadas para lidar com as intensas condições geradas durante o processo de soldagem, incluindo luz intensa e partículas volantes.
Alternativa E: Óculos de proteção podem substituir a balaclava como equipamento de proteção facial contra partículas volantes.
Esta alternativa está incorreta, pois os óculos de proteção não substituem uma balaclava. Cada equipamento serve para propósitos diferentes: enquanto os óculos protegem os olhos, a balaclava protege a cabeça e pescoço contra faíscas e partículas. Eles se complementam, mas não se substituem.
Espero que esta explicação tenha sido clara e útil. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa correta letra: C
Quanto à balaclava:
NR 6
A.2 - Capuz ou balaclava
a) capuz para proteção do crânio e pescoço contra riscos de origem térmica;
b) capuz para proteção do crânio, face e pescoço contra agentes químicos; (Alterada pela Portaria MTE n.º 505, de 16 de abril de 2015) c) capuz para proteção do crânio e pescoço contra agentes abrasivos e escoriantes;
d) capuz para proteção da cabeça e pescoço contra umidade proveniente de operações com uso de água. (Inserida pela Portaria MTE n.º 505, de 16 de abril de 2015)
Qual o erro da letra b?
b) Balaclavas não se adequam à proteção facial contra radiação ultravioleta e infravermelho.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo