Em relação à economia e à sociedade da América portuguesa, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3105244 História

Em relação à economia e à sociedade da América portuguesa, julgue (C ou E) o item a seguir.


Tendo reconhecido o Tratado de Tordesilhas, a França negociou com Portugal parcerias comerciais para a exploração conjunta da Guanabara (século XVI) e do Maranhão (século XVII), sem ameaçar a posse das terras brasileiras pelo colonizador luso. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A França não reconhecia o Tratado de Tordesilhas, pois considerava que a divisão do território entre Portugal e Espanha não tinha validade jurídica internacional. Em vez de negociar com Portugal, os franceses realizaram expedições para fundar colônias na América portuguesa, desafiando a soberania lusitana. A França Antártica foi fundada na Guanabara em 1555, enquanto a França Equinocial foi estabelecida no Maranhão em 1612.


Gabarito - ERRADO


Indicação Bibliográfica:


Schwarcz, Lilia Moritz, and Heloisa Murgel Starling. Brasil: uma biografia: Com novo pós-escrito. Editora Companhia das Letras, 2015.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A França não aceitou o Tratado de Tordesilhas. Tais episódios descritos são França Antártica e França Equinocial, ambas sem consentimento de Portugal.

A afirmação está ERRADA, pois a França não ACEITOU e nem RESPETOU as delimitações territoriais estabelecidas pelo Tratado de Tordesilhas (acordo entre Portugal e Espanha). A França inclusive, era contrária ao acordo, pois defendia o princípio do "Mar livre" para as nações europeias cristãs, o que contrariava a divisão de terras estabelecidas no Tratado de Tordesilhas (1494) que privilegiava o monopólio desses 2 países ibéricos e excluíam os demais.

Inglaterra, França e Holanda rejeitam Tratado de Tordesilhas

Ao final do conflito, a França, que suportou praticamente toda a guerra dentro de seu território, teve urgência na recomposição de sua agricultura e de suas finanças, o que levou algum tempo.

Esse tratado definiu os limites de exploração entre portugueses e espanhóis na América do Sul. As terras descobertas a oeste pertenceriam a Espanha e as descobertas a leste pertenceriam a Portugal.

O Tratado de Tordesilhas foi assinado entre Portugal e Espanha em 7 de junho de 1494. Recebeu este nome pois os diplomatas que discutiram os termos do documento se reuniram na cidade de Tordesilhas, na região de Castela e Leão.

SERTÃO!!!

Item: Errado (E)

A França não reconheceu o Tratado de Tordesilhas, que era um acordo exclusivo entre Portugal e Espanha, estabelecido em 1494 para dividir as terras a serem descobertas no Novo Mundo. Os franceses, que rejeitavam a legitimidade desse tratado, frequentemente buscaram explorar territórios na América portuguesa, desafiando a posse portuguesa de terras no Brasil.

Discussão do item e contexto histórico:

1. A posição da França em relação ao Tratado de Tordesilhas:

  • A França nunca reconheceu a validade do Tratado de Tordesilhas, alegando que "o mar é de todos". Por isso, os franceses realizaram diversas incursões no território brasileiro ao longo dos séculos XVI e XVII, em busca de comércio, exploração de recursos e até mesmo tentativas de colonização.

2. Expedições francesas no Brasil:

  • França Antártica (1555-1567): Os franceses, liderados por Nicolas Durand de Villegagnon, estabeleceram uma colônia na Baía de Guanabara, chamada França Antártica. O objetivo era criar um refúgio para huguenotes (protestantes franceses) e explorar os recursos locais. A colônia foi destruída pelos portugueses em 1567, após a vitória de Mem de Sá e Estácio de Sá.
  • França Equinocial (1612-1615): No início do século XVII, os franceses tentaram fundar outra colônia, desta vez no Maranhão, chamada França Equinocial. Apesar do breve sucesso inicial, os portugueses reagiram rapidamente, expulsando os franceses em 1615, sob o comando de Jerônimo de Albuquerque.

3. Ausência de parcerias comerciais:

  • Em nenhum momento houve "parcerias comerciais" entre França e Portugal para a exploração conjunta do Brasil. Pelo contrário, a relação entre os dois países no contexto colonial foi marcada por conflitos diretos. Os franceses tentaram se beneficiar da presença no território brasileiro para explorar recursos como o p4u-brasil e estabelecer colônias próprias, mas suas iniciativas foram frustradas pela reação militar portuguesa.

4. Impacto na posse portuguesa:

  • As investidas francesas representaram, sim, uma ameaça à posse das terras brasileiras por parte de Portugal. Essas incursões foram um dos motivos que levaram Portugal a intensificar sua ocupação e defesa do território brasileiro, especialmente por meio da fundação de cidades como o Rio de Janeiro (1565) e São Luís (1612).

Conclusão:

A afirmação do item está incorreta, pois não houve reconhecimento do Tratado de Tordesilhas por parte da França, tampouco parcerias comerciais entre França e Portugal no território brasileiro. Pelo contrário, a presença francesa no Brasil foi uma ameaça à soberania portuguesa e gerou conflitos que resultaram na expulsão dos franceses das tentativas de colonização na Guanabara e no Maranhão.

[chatgpt]

A França não aceitou o Tratado de Tordesilhas

gab: ERRADO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo