Em relação à economia e à sociedade da América portuguesa, j...
Em relação à economia e à sociedade da América portuguesa, julgue (C ou E) o item a seguir.
No curso dos primeiros cinco anos após a chegada dos portugueses ao Brasil, a Coroa portuguesa arrendou o litoral brasileiro a um consórcio de comerciantes lisboetas, com o intuito de iniciar e expandir a exploração do novo território e nele construir uma feitoria.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Correto.
Nos primeiros anos, o território recém-descoberto foi deixado de lado pela Coroa Portuguesa, já que aqui não foi encontrado nenhum empreendimento lucrativo que competisse com a Carreira das índias e, também, não encontraram metais preciosos.
O Império portugues delegou ao consórcio de judeus, liderados por Fernão de Loronha, a concessão real para a exploração das terras descobertas.
O objetivo do arrendamento era expandir a exploração do novo território e construir feitorias. O modelo de arrendamento foi uma prática comum na expansão marítima portuguesa, refletindo a parceria entre o Estado e a iniciativa privada.
Os portugueses se basearam no sistema de feitorias, adotado anteriormente na costa africana. O consórcio de comerciantes de Lisboa era liderado pelo cristão-novo Fernão de Loronha ou Noronha.
PMAL/2025
SERTÃO!!!
Confesso que essa delimitação de tempo em 5 anos me levaria ao erro. Na obra HISTÓRIA DO BRASIL do autor Boris Fausto, ele comunica: “As primeiras tentativas de exploração do litoral brasileiro se baseiam no sistema de feitorias adotado na costa africana. O Brasil foi arrendado por três anos a um consórcio de comerciantes de Lisboa, liberado pelo cristão novo Fernão de Loronha ou Noronha, que recebeu monopólio comercial, obrigando-se em troca, ao que parece, a enviar seis navios a cada ano para explorar 300 léguas…”
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo