Acerca do período da Primeira República no Brasil, julgue (C...
Acerca do período da Primeira República no Brasil, julgue (C ou E) o item seguinte.
O Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade, tematizou a tensão (deglutição crítica do outro) entre culturas ameríndias e africanas e a cultura europeia, diferenciando-se assim das proposições assimilacionistas do indigenismo romântico do século XIX.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Uma das principais expressões do Modernismo Brasileiro foi o Manifesto Antropófago (Oswald de Andrade) que propôs uma reflexão profunda sobre a identidade cultural brasileira. O manifesto simbolizava a ideia de que a cultura brasileira deveria "absorver" as influências estrangeiras a partir de uma visão crítica para criar algo ÚNICO/AUTÊNTICO. Isso contrariava o INDIANISMO ROMÂNTICO que exaltava a cultura europeia e não refletia a realidade do povo brasileiro.
O Manifesto Antropófago defendia a criação da poesia brasileira de “exportação”, valorizando o uso da "língua literária", além de explicar a antropofagia, conceito que propunha "deglutir" a cultura europeia chegada ao Brasil e "digeri-la" sob a forma de uma arte essencialmente brasileira.
Em 1919, é publicado o Manifesto Antropófago, escrito por Oswald de Andrade. O texto reaproveita o conceito de antropofagia para elaborar uma metáfora para o processo de transformação artística modernista.
A antropofagia, ato comum em sociedades indígenas brasileiras pelo qual o homem come outro homem, não é vista por Oswald de Andrade como uma mera forma de nutrição, mas sim como modo de incorporar as qualidades do deglutido.
O Manifesto Antropofágico foi um marco no Modernismo brasileiro, pois não somente mudou a forma do brasileiro de encarar o fluxo de elementos culturais do mundo, mas também colocou em evidência a produção própria, a característica brasileira na arte, ascendendo uma identidade tupiniquim no cenário artístico mundial.
PMAL/2025
SERTÃO!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo