Analise as afirmativas e assinale a alternativa que aponta a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: FAU Órgão: Prefeitura de Chopinzinho - PR
Q1187268 Enfermagem
Analise as afirmativas e assinale a alternativa que aponta as corretas. O Programa Nacional de Imunizações envolve os diferentes componentes de uma das intervenções em Saúde Pública mais importante das últimas décadas, de grande aceitação e avaliada de forma positiva por boa parte da população inclusive pelo impacto na redução ou eliminação de doenças que, por muitos anos, talvez décadas, ceifaram vidas ou deixaram sequelas, até que o setor público brasileiro adotasse medidas para transformar tais situações: 
I - A vacina Tríplice viral deve ser administrada na criança com 12 dias de idade II - Em gestantes não se deve aplicar nenhuma vacina durante todo o período gestacional. 
III - Crianças vacinadas com a BCG na faixa etária preconizada que não apresentam cicatriz vacinal após seis meses devem revacinar apenas uma vez.  IV - A vacina Penta deve ser administrada em três doses, aos 2, 4 e 6 meses de idade, com intervalo de 60 dias entre as doses, mínimo de 30 dias. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E: Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

Vamos analisar cada uma das afirmativas para entender o porquê:

I - A vacina Tríplice viral deve ser administrada na criança com 12 dias de idade: Esta afirmativa está incorreta. De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), a vacina Tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, é administrada a partir de 12 meses de idade, e não 12 dias. Isso se deve à necessidade de o sistema imunológico da criança estar mais desenvolvido para responder adequadamente à vacina.

II - Em gestantes não se deve aplicar nenhuma vacina durante todo o período gestacional: Esta afirmativa também está incorreta. Algumas vacinas são recomendadas durante a gestação, como a vacina contra a gripe (influenza) e a dTpa (tríplice bacteriana acelular do tipo adulto, que protege contra difteria, tétano e coqueluche) para proteger a mãe e o bebê.

III - Crianças vacinadas com a BCG na faixa etária preconizada que não apresentam cicatriz vacinal após seis meses devem revacinar apenas uma vez: Esta afirmativa está correta. A BCG é administrada ao nascer e, se após seis meses não houver cicatriz, recomenda-se a revacinação apenas uma vez.

IV - A vacina Penta deve ser administrada em três doses, aos 2, 4 e 6 meses de idade, com intervalo de 60 dias entre as doses, mínimo de 30 dias: Esta afirmativa está correta. A vacina Penta inclui proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções por Haemophilus influenzae tipo b, e segue o calendário mencionado.

Portanto, conhecendo o calendário vacinal e as recomendações do PNI, podemos concluir que as alternativas III e IV estão corretas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

DESATUALIZADA

NÃO revacina criança que não apresente cicatriz da BCG!

Mal elaborada. Gestante recebe a Dtpa..

Crianças vacinadas na faixa etária preconizada que não apresentam cicatriz vacinal, não necessitam ser revacinadas. A comprovação da vacinação com BCG é feita por meio do registro no cartão ou caderneta de vacinação,da identificação da cicatriz vacinal ou da palpação de nódulo no deltoide direito, na ausência de cicatriz. FONTE: INSTRUÇÃO NORMATIVA REFERENTE AO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO - 2022

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo