Julgue (C ou E) o item subsequente, relativos à vida polític...
A Lei de Terras de 1850 não só criou condições para atrair imigrantes ao país, tendo facilitado a compra de propriedades rurais por estrangeiros, como também estabeleceu um projeto de colonização voltado para os libertos no intuito de diminuir a presença destes nas cidades.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
lei de terras praticamente impossibilitou os estrangeiros deter acesso à propriedade
Essa Lei era um regulamento de posse de terras que obrigava o registro após a compra excluindo pobres e imigrantes
A alternativa está errada.
A Lei de Terras de 1850 teve como principal objetivo regulamentar a posse e aquisição de terras no Brasil, estabelecendo que, a partir de então, as terras públicas só poderiam ser adquiridas por meio de compra, e não mais por simples ocupação. Essa mudança visava impedir que libertos, imigrantes pobres ou camponeses tivessem fácil acesso à terra, consolidando o poder das elites rurais sobre a propriedade fundiária.
Embora a lei tenha buscado organizar a ocupação territorial, ela não foi concebida como um projeto para facilitar a compra de terras por estrangeiros ou colonizar libertos. Pelo contrário, ela reforçou a exclusão dos libertos do acesso à terra, mantendo-os nas condições de trabalhadores subordinados, como assalariados ou agregados, principalmente em zonas rurais, enquanto muitos acabaram permanecendo nas cidades em situação precária.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo