Julgue (C ou E) o item subsequente, relativos à vida políti...
A separação política entre Brasil e Portugal em 1822 não foi imediatamente aceita em todo território nacional, pois os chefes de províncias resistiram com o apoio de tropas portuguesas, no Norte, no Mato Grosso e na Cisplatina.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A independência do Brasil em 1822 não foi plenamente aceita em diversas regiões do território. No Norte, na Cisplatina e no Mato Grosso, líderes locais mantiveram laços com Portugal, dificultando o processo de unificação sob o novo governo do Império do Brasil. Essas resistências contaram com o apoio de tropas portuguesas, que tentaram reverter a separação política. Conflitos armados ocorreram nesses locais, como a Campanha da Bahia e a repressão na região do Grão-Pará. O governo de D. Pedro I precisou atuar militarmente para consolidar a independência, garantindo o controle das províncias e reafirmando a soberania nacional diante dessas resistências.
Gabarito - CERTO
Referência:
Schwarcz, Lilia Moritz, and Heloisa Murgel Starling. Brasil: uma biografia: Com novo pós-escrito. Editora Companhia das Letras, 2015.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De fato, não foi imediatamente aceita em todo o território nacional, pois havia pessoas do "partido português" que eram contra a independência e eram a favor que o Brasil voltasse a ser colônia de Portugal
Explicação
- A independência do Brasil foi proclamada no dia 7 de setembro de 1822, por D. Pedro I, às margens do rio Ipiranga.
- No entanto, a separação não foi aceita imediatamente em todo o território nacional, pois os chefes de províncias resistiram com o apoio de tropas portuguesas.
- Os conflitos aconteceram nas províncias do Maranhão, Piauí, Grão-Pará, Cisplatina e Bahia.
- O reconhecimento da independência do Brasil por Portugal só aconteceu em 29 de agosto de 1825, através do Tratado de Paz e Aliança.
- O acordo previa que o governo brasileiro deveria pagar uma indenização de dois milhões de libras esterlinas para que Portugal aceitasse a independência do Brasil.
A independência do Brasil foi um processo histórico que definiu a trajetória política e social do país, moldou a identidade nacional e estabeleceu os alicerces para a construção de uma nação soberana.
SERTÃO!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo