A respeito da Cabanagem, julgue (C ou E) o item seguinte.A s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3105256 História

A respeito da Cabanagem, julgue (C ou E) o item seguinte.


A significativa participação de escravizados na revolta fez prevalecer, como senso comum, a associação dos membros do movimento ao mal, assim como despertou na sociedade da época o medo de que ocorresse no país o que se passara no Haiti. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A participação de escravizados na Cabanagem gerou um temor generalizado entre as elites brasileiras de que o movimento pudesse resultar em uma revolta semelhante à independência do Haiti, marcada por violência e pelo fim da escravidão. A associação dos cabanos ao "mal" reforçou preconceitos raciais e sociais, estigmatizando os revoltosos como bárbaros e desordeiros. Esse medo estava ligado ao contexto escravista da época, no qual a manutenção da ordem dependia da subjugação de negros e indígenas. A mobilização popular ampla, incluindo grupos marginalizados, representava uma ameaça ao status quo, fazendo com que o movimento fosse reprimido com extrema violência pelo governo imperial.


Gabarito - CERTO


Indicação Bibliográfica:


Pinheiro, Luís Balkar Sá Peixoto. "A revolta popular revisitada: apontamentos para uma história e historiografia da Cabanagem." Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História 19 (1999).

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Explicação

  • A Revolta dos Malês, que ocorreu em 1835 em Salvador, foi um dos episódios mais marcantes da história brasileira. A revolta foi protagonizada por cerca de 600 escravizados africanos, em sua maioria muçulmanos. 
  • A Cabanagem e a Revolta dos Malês foram revoltas contra a escravidão, que era um sistema desumano que explorava africanos e indígenas. 
  • A participação de escravizados em revoltas como a Cabanagem e a Revolta dos Malês levou à associação dos revoltosos ao mal. 
  • A participação de escravizados em revoltas como a Cabanagem e a Revolta dos Malês despertou na sociedade da época o medo de que ocorresse no país o que se passara no Haiti. 
  • A Revolução Haitiana foi uma revolta contra a escravidão, que foi motivada pela violência contra a população negra e pelas ideias de igualdade, liberdade e fraternidade. 

PMAL/2025

SERTÃO!!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo