“As intervenções cognitivo-comportamentais têm sido ferramen...
“As intervenções cognitivo-comportamentais têm sido ferramentas importantes para diminuição dos sintomas depressivos, visto que são pautadas na premissa de que a modificação de crenças disfuncionais mediante reestruturação cognitiva pode funcionar como um importante fator para tal diminuição. Seja na modalidade individual ou em grupo, essa abordagem de psicoterapia deverá considerar a gravidade dos sintomas do humor do indivíduo.”
(Carneiro e David, 2017.)
Pautado nesse entendimento e sobre a terapia cognitivo-comportamental em grupo para a depressão, analise as
afirmativas a seguir.
I. É necessário verificar se o paciente conseguirá se beneficiar do compartilhamento de histórias para sua reflexão e aumento de estratégias de enfrentamento.
II. O primeiro grupo psicoeducacional no Brasil voltado para transtorno do humor data de 1997 e tinha como objetivo mostrar aos pacientes a importância do senso de pertencimento a um grupo de pessoas com os mesmos problemas do transtorno.
III. Assim como na modalidade individual, a abordagem em grupo da terapia cognitiva exige que o terapeuta mantenha uma postura ativa e colaborativa no tratamento, buscando auxiliar os pacientes a identificarem pensamentos prejudiciais e a responderem de modo funcional.
IV. O trabalho em grupo da terapia cognitivo-comportamental em grupo para a depressão deve ter pelo menos quatro componentes: psicoeducação, sessões expositivas, reestruturação cognitiva e tarefas de casa, bem como aquelas que facilitem a aquisição de novas cognições como o role playing.
Estão corretas as afirmativas