Julgue os seguintes itens, que se referem a ideias e aspecto...
A oração “que, em nossos tempos de crise, eles voltem mais uma vez a constituir essa força em um Ocidente sitiado e incerto” (l.19-21) complementa o significado do adjetivo “possível” (l.19).
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (16)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A conjunção que introduz uma oração subordinada substantiva subjetiva, funcionando a oração, portanto, como sujeito para o verbo da oração principal.
O pronome QUE estaria relacionado a possível se ele fosse relativo => Se trocar por o qual, a qual, etc... é relativo. E mesmo assim, o sentido seria outro.
Também é possível isso ('que' é conjunção integrante, inicia oração substantiva) = Isso é possível (forma direta) => Possível complementa Isso! e não o contrário.
Agora só uma observação galera.A locução adverbial intercalada ''Em nossos tempos de crise" se relaciona também ao adjetivo possível?
Também é possiível isso.
Que eles voltem mais uma vez a constituir essa força em um Ocidente sitiado e incerto(sujeito) é(Verbo de ligação) possível(predicativo do sujeito).
Logo, sujeito não complementa seu predicativo e sim ao contrário. Justamente pelo fato de o predicativo caracterizar o sujeito.
"Em nossos tempos de crise" é adjunto advebial e pode vim deslocado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo