Em relação à Era Vargas, julgue (C ou E) o item seguinte.O a...
Em relação à Era Vargas, julgue (C ou E) o item seguinte.
O anticomunismo justificou a aprovação de peças legais que restringiram a efetividade da Constituição de 1934, entre as quais se destacaram a Lei de Segurança Nacional, sancionada em abril de 1935, e três emendas constitucionais que, aprovadas em dezembro desse mesmo ano, autorizavam o presidente a decretar o estado de guerra, a cassar patentes de oficiais da ativa e a demitir sumariamente funcionários públicos que se envolvessem em rebeliões.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O anticomunismo era uma das bandeiras dos movimentos e regimes fascistas e salafistas, sendo estes vistos muitas vezes como uma reação ao crescimento dos movimentos socialistas e comunistas.
Os fascistas justificavam seu anticomunismo como uma forma de defender a propriedade privada, a religião, o nacionalismo e a ordem social contra o internacionalismo, o ateísmo e a socialização dos meios de produção, defendidas pelos movimentos e teorias socialistas. O líder dos nazistas alemães, Adolf Hitler, alegava ainda que havia uma conspiração judaico-marxista internacional, e atribuía aos judeus tanto o marxismo dos partidos comunistas, socialistas e social-democratas, quanto o liberalismo. O anticomunismo de Hitler, portanto, mesclava-se com o preconceito antissemita e racista
Como resposta a uma pretensa ameaça à "brasilidade", foi se fortalecendo uma forte corrente antissemita liderada pela Ação Integralista Brasileira, que, por meio de seus múltiplos livros, revistas, jornais e pronunciamentos na imprensa, espalhava pelo país a existência de "um complô capitalista judaico-internacional" ou de "uma aliança judaico-comunista de dominação" em operação no Brasil.
O movimento foi influenciado desde o fim do século XIX pela chegada de ideias anarquistas no Brasil chegando ao auge com a greve geral de 1917, depois cresceu com a fundação do Partido Comunista - Seção Brasileira da Internacional Comunista (PCB) em 1922. até a sua consolidação na luta contra o fascismo no período entreguerras.
SERTÃO!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo