O ciclo de políticas públicas é um esquema que visa organiza...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2023 - UFSC - Administrador |
Q2170042 Administração Pública
O ciclo de políticas públicas é um esquema que visa organizar a vida de uma política pública em fases sequenciais e interdependentes. A esse respeito, relacione a coluna 1 com a coluna 2 e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo. Observe que nem todos os itens da coluna 1 terão correspondência na coluna 2.
Coluna 1 1) Identificação do problema 2) Formação da agenda 3) Formulação de alternativas 4) Tomada de decisão 5) Implementação 6) Avaliação 7) Extinção
Coluna 2 ( ) Desenvolve-se por meio de escrutínios formais ou informais das consequências do problema e por meio dos potenciais custos e benefícios de cada opção disponível. ( ) Percepção, delimitação e avaliação da possibilidade de resolução. ( ) Uma das causas é a perda progressiva de importância e a saída das agendas políticas e formais. ( ) É aquela em que regras, rotinas e processos sociais são convertidos de intenções em ações. ( ) Momento em que os interesses dos atores são equacionados e as intenções (objetivos e métodos) de enfrentamento de um problema público são explicitadas. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Primeiramente, precisamos entender que o ciclo de políticas públicas é um modelo conceitual que descreve as várias etapas pelas quais uma política pública passa, desde sua identificação como um problema até sua eventual extinção ou reformulação. As principais etapas do ciclo de políticas públicas são as seguintes:

Identificação do problema: Nesta etapa, um problema é reconhecido como uma questão que requer ação do governo para ser resolvido. Isso pode ser feito por meio de pesquisas, análises e a identificação de impactos negativos na sociedade.

Formação da agenda: É o processo pelo qual o problema é colocado na agenda política e se torna uma prioridade para ser abordada pelo governo. Isso pode ocorrer por meio da atenção da mídia, pressão de grupos de interesse ou influência de especialistas.

Formulação de alternativas: Nesta etapa, várias opções para abordar o problema são desenvolvidas e avaliadas. Isso envolve a análise de diferentes abordagens, políticas e programas que podem ser implementados.

Tomada de decisão: É o momento em que os formuladores de políticas escolhem a alternativa que será implementada. Isso envolve considerar os custos, benefícios, viabilidade política e impactos potenciais de cada opção.

Implementação: A política escolhida é colocada em prática. Isso envolve a alocação de recursos, a criação de novas estruturas e a execução de ações específicas para alcançar os objetivos da política.

Avaliação: A implementação é acompanhada e avaliada para determinar se os objetivos da política estão sendo alcançados. Isso envolve a coleta de dados, análises de desempenho e a identificação de possíveis ajustes necessários.

Extinção ou reformulação: Após a avaliação, a política pode ser encerrada se seus objetivos foram atingidos ou se não está mais sendo eficaz. Alternativamente, a política pode ser reformulada com base nos resultados da avaliação.

Dessa forma, temos que comparando o conceito apresentado com as descrições feitas na coluna 2, temos que:

( 3 ) Desenvolve-se por meio de escrutínios formais ou informais das consequências do problema e por meio dos potenciais custos e benefícios de cada opção disponível.

( 1 ) Percepção, delimitação e avaliação da possibilidade de resolução.

( 2 ) Uma das causas é a perda progressiva de importância e a saída das agendas políticas e formais.

( 7 ) É aquela em que regras, rotinas e processos sociais são convertidos de intenções em ações.

( 4 ) Momento em que os interesses dos atores são equacionados e as intenções (objetivos e métodos) de enfrentamento de um problema público são explicitadas. 

 

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “E".

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

3) Formulação de alternativas--> Desenvolve-se por meio de escrutínios formais ou informais das consequências do problema e por meio dos potenciais custos e benefícios de cada opção disponível.

1) Identificação do problema --> Percepção, delimitação e avaliação da possibilidade de resolução.

7) Extinção --> Uma das causas é a perda progressiva de importância e a saída das agendas políticas e formais.

5) Implementação --> É aquela em que regras, rotinas e processos sociais são convertidos de intenções em ações.

4) Tomada de decisão --> Momento em que os interesses dos atores são equacionados e as intenções (objetivos e métodos) de enfrentamento de um problema público são explicitadas.

muito confusa

Questão um pouco difícil de entender, porém muito boa.

Não sei pq, mas eu sempre tive dificuldade em relacionar essas etapas do ciclo de polícias públicas as suas respectivas características.

1) Identificação do problema 2) Formação da agenda 3) Formulação de alternativas 4) Tomada de decisão

 5) Implementação  6) Avaliação 7) Extinção

3- Formulação de alternativa= desenvolve-se por meio de escrutínios formais ou informais das consequências do problema e por meio dos potenciais custos e benefícios de cada opção disponível.

1-Identificação do problema =percepção, delimitação e avaliação da possibilidade de resolução.

7- Extinção =Uma das causas é a perda progressiva de importância e a saída das agendas políticas e formais.

5-Implementação = É aquela em que regras, rotinas e processos sociais são convertidos de intenções em ações.

4- Tomada de decisão= Momento em que os interesses dos atores são equacionados e as intenções (objetivos e métodos) de enfrentamento de um problema público são explicitadas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo