NÃO se trata de uma característica do LDAP:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q52780 Redes de Computadores
NÃO se trata de uma característica do LDAP:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - Substituição dos bancos de dados relacionais.

O protocolo LDAP (Lightweight Directory Access Protocol) é uma tecnologia amplamente utilizada para gerenciar informações sobre usuários, grupos, sistemas e outros recursos dentro de uma rede. Ao abordar essa questão, é necessário ter conhecimento sobre as características fundamentais do LDAP para identificar a afirmação incorreta entre as alternativas apresentadas.

O LDAP é conhecido por organizar informações de maneira hierárquica, o que possibilita uma busca eficiente e uma estrutura clara. Essa característica é refletida na alternativa A. A multiplataforma (alternativa C) indica que o LDAP pode ser implementado em diversos sistemas operacionais, o que é verdade. O fato dele ser um padrão aberto (alternativa D) significa que sua especificação é pública e pode ser utilizada livremente, promovendo interoperabilidade. Já a grande escalabilidade (alternativa E) refere-se à capacidade do LDAP de se adaptar a uma quantidade crescente de operações e entradas no diretório sem perda de desempenho.

A alternativa B afirma que o LDAP é uma substituição dos bancos de dados relacionais, o que não é correto. O LDAP é projetado principalmente para leituras rápidas e pesquisas em diretórios. Enquanto ele pode armazenar alguns tipos de informações, como as de autenticação e configuração de rede, ele não é projetado para substituir bancos de dados relacionais que são utilizados para armazenamento e recuperação complexa de dados, transações, e outras funcionalidades ricas que sistemas de bancos de dados relacionais fornecem. Portanto, o LDAP complementa os bancos de dados relacionais ao invés de substituí-los.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Lightweight Directory Access Protocol. Este é um protocolo de rede que roda sobre o TCP/IP que permite organizar os recursos de rede de forma hierárquica, como uma árvore de diretório, onde temos primeiramente o diretório raiz, em seguida a rede da empresa, o departamento e por fim o computador do funcionário e os recursos de rede (arquivos, impressoras, etc.) compartilhados por ele. A árvore de diretório pode ser criada de acordo com a necessidade.
 
Uma das principais vantagens do LDAP é a facilidade em localizar informações e arquivos disponibilizados. Pesquisando pelo sobrenome de um funcionário é possível localizar dados sobre ele, como telefone, departamento onde trabalha, projetos em que está envolvido e outras informações incluídas no sistema, além de arquivos criados por ele ou que lhe façam referência. Cada funcionário pode ter uma conta de acesso no servidor LDAP, para que possa cadastrar informações sobre sí e compartilhar arquivos.
 
O LDAP oferece uma grande escalabilidade. É possível replicar servidores (para backup ou balanceamento de carga) e incluir novos servidores de uma forma hierárquica, interligando departamentos e filiais de uma grande multinacional por exemplo. A organização dos servidores neste caso é similar ao DNS: é especificado um servidor raiz e a partir daí é possível ter vários níveis de sub-servidores, além de mirrors do servidor principal.
 
O LDAP pode ser usado em qualquer tipo de rede TCP/IP e é um padrão aberto, permitindo que existam produtos para várias plataformas. Uma das suítes mais usadas é o OpenLDAP (GPL), que pode ser baixado no: http://www.openldap.org
Uma vez instalado, o OpenLDAP pode ser configurado através do arquivo sldap.conf, encontrado no diretório /etc. O servidor é o daemon sladap e o cliente o ldapsearch, que é originalmente um utilitário de modo texto mas que pode trabalhar em conjunto com vários front-ends gráficos.
 
O OpenLDAP pode ser usado em conjunto com vários clientes comerciais e permite estabelecer vários níveis de permissões e controle de acesso para os dados compartilhados, além de suportar encriptação.
Note que embora seja possível ter acesso à base de dados remotamente, o LDAP não é um protocolo frequêntemente usado na Internet, apenas em Intranets, sobretudo de grandes empresas, já que quanto maior é o número de usuários e de documentos disponíveis, maior é sua utilidade.
 Não Substituição dos bancos de dados relacionais. E sim auxiliar como uma nova tecnologia.
O LDAP tem um objetivo diferente. É um banco de dados hierarquico, que pode - e normalmente é - usado para propósitos diferentes do que os dos bancos relacionais. Logo, ele não visa substituí-los, mas prover características diferentes/complementares.
Como bem disse o colega último, o LDAP tem finalidade diferente, ele define a forma de acesso à informação, mas não diz de que forma os dados devem ser armazenados, ou seja, cada implementação pode optar por um tipo de armazenamento seja ele um arquivo de texto ou um banco de dados relacional.

a) Correto. Por isso casa bem com AD
b) Errado.
c) Correto. Pode ser usado com Windows ou Linux
d) Correto. Por isso essa flexibilidade multiplataforma.
e) Correto. Posse ter um número bem grande usuários em um mesmo domínio sem perder a performance.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo