A República Liberal (1945-1964) foi um período marcado pela...
Nesse período, o incremento da urbanização do Brasil vinculava-se, por um lado, ao acelerado processo de industrialização nas grandes cidades e, por outro, aos esforços estatais de ocupação e povoamento do interior do país.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Certo.
Durante a República Liberal (1945-1964), o Brasil passou por um acelerado processo de urbanização. Esse fenômeno esteve ligado principalmente ao crescimento industrial nas grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, que atraíram grandes contingentes de trabalhadores migrantes, especialmente das áreas rurais. Ao mesmo tempo, o governo promoveu esforços de ocupação e povoamento do interior, como parte de projetos de desenvolvimento nacional, sendo um exemplo marcante a construção de Brasília, inaugurada em 1960.
A República Liberal (1945-1964) foi um período democrático da história do Brasil, que se iniciou com o fim da Era Vargas e terminou com o Golpe Civil-Militar de 1964. Também conhecida como Quarta República ou República Populista, este período foi marcado por:
- Forte industrialização
- Alinhamento do Brasil com os EUA na Guerra Fria
- Tentativas de golpe e quebras de regras democráticas
- Presidências de Eurico Gaspar Dutra, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart
- Amadurecimento de intelectuais, escritores, arquitetos, pintores, poetas e músicos
A República Liberal foi caracterizada por uma série de governos que se esforçavam para estabelecer uma relação mais direta com as massas populares. Os principais partidos entre 1946 e 1964 eram o PSD, a UDN e o PTB.
O período terminou em 1964 com o Golpe Civil-Militar, que deu início à Ditadura Militar no Brasil. A deposição de João Goulart foi motivada pela desordem social e econômica e pela subversão comunista nas Forças Armadas.
PMAL/2025
SERTÃO!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo