Assinale a alternativa correta, que corresponde a seg...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q515843 Noções de Informática
Assinale a alternativa correta, que corresponde a seguinte definição: “Este tipo de programa indesejado, instalado sem o consentimento do usuário, tem por objetivo capturar informações de um computador de forma ilícita ou, ainda, danificar o sistema. Entre os tipos mais comuns, estão os vírus, que se propagam infectando outras máquinas com cópias de si próprios.”
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

É fundamental entender o conceito de Malware, que é uma abreviação para "software malicioso". Ele é um termo abrangente que inclui vários tipos de programas nocivos ou códigos prejudiciais projetados com o objetivo de afetar negativamente um sistema ou violar a privacidade do usuário. Os malwares podem assumir a forma de vírus, trojans, worms, spyware, adware, ransomware, entre outros, tendo como possíveis ações o roubo de informações sensíveis, danificação de dados, comprometimento da operação do dispositivo e, em alguns casos, replicação para infectar outros sistemas.

Ao lidar com segurança da informação, é crucial diferenciar entre diversos tipos de ameaças cibernéticas. Vejamos um resumo dos termos listados nas opções:

  • Phishing: Estratégia de enganação que busca fazer o usuário revelar dados pessoais como senhas e números de cartões de crédito, geralmente através de e-mails ou sites fraudulentos.
  • Spam: São mensagens indesejadas e muitas vezes enviadas em grande volume, podendo conter anúncios, tentativas de phishing ou malwares.
  • Keyloggers: Tipo específico de spyware focado em registrar as teclas pressionadas no teclado, permitindo a captura de informações como senhas e dados confidenciais.

Compreender as diferenças entre estas ameaças permite que evitemos confusões e entendamos como elas funcionam. Assim, ao se deparar com uma definição que menciona tanto a captura ilícita de informações quanto o potencial de causar danos ao sistema, e ainda por cima fazendo referência aos vírus, fica claro que estamos falando de Malware.

Portanto, o gabarito correto é a alternativa B - Malware, que se encaixa perfeitamente na descrição oferecida pela questão de referência.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra B. Malware, software malicioso. E inclui o Keylogger para captura de teclas digitadas.

Spam é uma ação de envio em massa de mensagens eletrônicas com conteúdo não solicitado, que em alguns casos pode ser tentativa de Phishing (captura de dados do usuário em sites 'falsos')

Olá Fernando, obrigado pelo esclarecimento. Como na questão estava "tem por objetivo capturar informações de um computador de forma ilícita" , acabei marcando "Phishing". 

Então posso concluir que ambos capturam inf. , porém o phishing, através de um site falso ?

Abraço, bons estudos!


Exatamente Eduardo. Malware é um software malicioso instalado no computador, enquanto que Phishing é uma "isca recebida por e-mail", que direciona o usuário para acessar um software malicioso instalado em um site na Internet.

Worm

 

Diferentemente do vírus, este malware não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

 

Virus

 

É comum pessoas chamarem de vírus todo e qualquer programa com fins maliciosos, mas o termo malware é a denominação mais adequada. Vírus é um programa ou parte de um programa, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

 

 Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o computador ou o dispositivo seja infectado é preciso que um programa, já infectado, seja nele executado.

 

Os meios de propagação de vírus mais comuns são os e-mails e as mídias removíveis, principalmente os pen-drives. Mas também existem vírus de macro, que tentam infectar arquivos do Microsoft Office, por exemplo, vírus escritos em linguagem de script, dentre outros.

 

Alguns vírus procuram permanecer ocultos, infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem o conhecimento do usuário. Há outros que permanecem inativos durante certos períodos, entrando em atividade apenas em datas específicas.

 

Obs.: Atualmente os vírus conseguem infectar telefones celulares, e tablets. O primeiro vírus de celular conhecido surgiu em 2004. Esses vírus de celular se espalham através do acesso do celular à internet, anexos MMS, SMS e bluetooth.

 

PHISHING: golpe realizado por meio de uma mensagem falsa semelhante a uma mensagem oficial – contendo link para site falso para pescar informações.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo