O tratamento indicado após a melhora clínica descrita é:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: IF-RR Órgão: IF-RR Prova: IF-RR - 2015 - IF-RR - Médico - Clínica Geral |
Q1024219 Medicina

Considerando o caso descrito a seguir, responda a questão.

Mulher, 20 anos, é internada com náusea, vômitos, poliúria e polidipsia. HPP: diabética em tratamento irregular com insulina NPH.

Exames iniciais: glicose 402 mg%, Na 134 mEq/l, K 3,1 mEq/l, fosfato 3,2 mg%, creatinina 1,2 mg%, ureia 69 mg%, pH 7,18 e cetonúria ++. Cálculo do anion gap - aumentado.

Após algumas horas do início do tratamento, sente-se melhor, sem náuseas ou vômitos e aceita dieta oferecida. Resultado dos exames nesse momento: glicemia 162 mg, Na 142 mEq/l, K 4,3 mEq/l, fosfato 3,8 mEq/l e pH 7,31.

O tratamento indicado após a melhora clínica descrita é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O caso descrito é típico de um paciente com Cetoacidose Diabética (CAD), uma complicação aguda do Diabetes Mellitus. Nesse caso, o tratamento inicial geralmente envolve hidratação intravenosa e administração de insulina regular, que serve para corrigir a hiperglicemia e a cetoacidose. Uma vez que a paciente se sente melhor e tem uma resposta inicial favorável ao tratamento (indicado pela normalização da glicemia, cetonúria, pH e eletrólitos), é necessário fazer uma transição do tratamento para a insulina de longa ação (NPH) para manter o controle glicêmico e evitar o rebote da hiperglicemia. Além disso, a adição de glicose (SG 5%) é necessária para prevenir a hipoglicemia uma vez que a glicemia foi corrigida. Portanto, a opção B ("Iniciar insulina NPH SC e SG 5% EV") é a escolha correta, pois combina a terapia de insulina de longa ação com a administração de glicose para manter o equilíbrio glicêmico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo