Acerca do colonialismo, do imperialismo e das políticas de ...
Ao realizarem a Conferência de Berlim, entre o final de 1884 e o início de 1885, as potências europeias concentraram esforços para constituir um instrumento legal que, ao mesmo tempo, garantisse a exploração europeia da África e respeitasse a diversidade cultural, linguística, religiosa, étnica e política dos povos locais.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Errado
A Conferência de Berlim, realizada entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885, foi um encontro entre representantes de 13 países da Europa, dos Estados Unidos e do Império Otomano. O objetivo da conferência era organizar a ocupação e exploração do continente africano pelas grandes potências europeias
Errado.
A Conferência de Berlim (1884-1885) teve como principal objetivo a divisão da África entre as potências europeias, sem qualquer consideração pela diversidade cultural, étnica, religiosa ou política dos povos africanos. As potências europeias criaram regras para a ocupação colonial e a demarcação de fronteiras, mas essas fronteiras foram estabelecidas sem levar em conta as realidades locais, resultando em divisões arbitrárias que ignoraram os grupos étnicos e culturais existentes. O principal objetivo da conferência foi garantir o controle e a exploração colonial da África, não respeitando ou promovendo a autonomia dos povos africanos.
A Conferência de Berlim é um evento histórico muito mencionado em estudos sobre o imperialismo do século 19. Em sua grande maioria, esses trabalhos apresentam o encontro como o momento no qual as nações da Europa se reuniram para, em 1885, partilhar entre si o continente africano.
A Conferência de Berlim consagrou como regra de Direito Internacional o princípio de “uti possidetis jure” do litoral africano, afastando definitivamente os denominados “direitos históricos” (defendidos por Portugal).
PMAL/2025
SERTÃO!!!
ERRO DA QUESTÃO:
respeitasse a diversidade cultural, linguística, religiosa, étnica e política dos povos locais.
Isso não existiu.Houve resistência africana ao imperialismo europeu. A resistência foi manifestada de várias formas, como rebeliões locais, movimentos nacionalistas e lideranças carismáticas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo