Julgue os seguintes itens, que se referem a ideias e aspecto...
Segundo o texto, no mundo moderno, mesmo as sociedades consideradas contraintelectuais dependem da alta tecnologia e do desenvolvimento científico.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (20)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"É um paradoxo de nosso tempo o fato de que a irracionalidade na política e na ideologia não tem tido nenhuma dificuldade para coexistir com a tecnologia mais avançada e, na realidade, para usá-la."
A ciência precisa de ideias, que é o pensamento original que o uso da alta tecnologia pode dispensar.
Depreende-se, portanto:
1. ciência>ideiais>pensamento original;
2. alta tecnologia>uso>dispensa ciência/ideiais/pensamento original.
Em seguida, "mesmo a sociedade mais automaticamente contraintelectual tem maior necessidade de pessoas com ideias e precisa de ambientes nos quais essas ideias se desenvolvam".
Logo:
1. sociedade mais automaticamente contraintelectual>irracionalidade na política e na ideologia>sem dificuldade para coexistir com a tecnologia mais avançada e, na realidade, para usá-la.
2. contraintelectual contrapõe-se a ciência/ideias/pensamento original, e se aproxima de uso de alta tecnologia, que dispensa pensamento original, que, deduz-se, seria a marca das sociedades intelectuais.
Segundo a assertiva:
"Segundo o texto, no mundo moderno, mesmo as sociedades consideradas contraintelectuais dependem da alta tecnologia e do desenvolvimento científico"
As sociedades contraintelectuais são, pelo texto, as que usam a alta tecnologia, que, por sua vez, não necessitam do pensamento original que caracteriza as ideias, a ciência e, por conseguinte, as sociedades intelectuais.
As contraintelectuais já vivem numa relação de dependência em relação à alta tecnologia, pois são, afinal, contraintelectuais, ou seja, não dependem do pensamento original para usar a tecnologia. O uso desta e a existência daquele não são indissociáveis.
O autor argumenta que "mesmo a sociedade mais automaticamente contraintelectual tem maior necessidade de pessoas com ideias e precisa de ambientes nos quais essas ideias se desenvolvam". Esse argumento atende à segunda relação de dependência apresentada na assertiva: dependência do desenvolvimento científico, pois há, nessas sociedades, hoje, maior necessidade de pessoas com ideiais.
Em síntese, a assertiva ressalta, ainda, o paradoxo apresentado no início do texto: a coexistência entre alta tecnologia [sociedades contraintelectuais] e desenvolvimento da ciência [tradição crítica dos intelectuais].
Não entendi essa questão. Para mim houve extrapolação. Não está fácil entender o que o CESPE quer...
Discordo totalmente da marcação feita pelo CESPE, pois na linha 11 e 12 diz: "mesmo a sociedade mais automaticamente contraintelectual tem maior
necessidade de pessoas com ideias e precisa de ambientes nos quais essas
ideias se desenvolvam", dessa forma, não há nenhuma informação referente ao fato de sociedades consideradas contraintelectuais dependerem de alta tecnologia e desenvolvimento científico.
Eu li 15 vezes o texto e não conseguir ver relação essa relação que a questão fala.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo