O embalsamento consiste, de uma maneira geral, em introduzir...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, aluno!
Vamos entender a questão sobre embalsamento em Medicina Legal, mais especificamente em Tanatologia Forense. A alternativa INCORRETA é a D. Vamos analisar cada uma das alternativas para compreender o porquê.
Alternativa A: O médico e seus auxiliares usam o processo de sua conveniência, tanto na utilização de líquidos quanto na técnica de sua escolha.
Esta alternativa está correta. Na prática do embalsamento, o médico legista tem a liberdade de escolher a técnica e os líquidos conservantes que julgar mais apropriados para cada caso específico.
Alternativa B: O processo espanhol foi muito usado em São Paulo e tem como fundamento a ação conservadora a partir do desprendimento de gases.
Esta alternativa também está correta. Existem diferentes processos de embalsamento, e o processo espanhol é um deles, conhecido por utilizar a ação conservativa através do desprendimento de gases.
Alternativa C: Antes de proceder o embalsamento, é importante o consentimento das autoridades policial e sanitária e o diagnóstico insofismável da causa da morte.
Mais uma alternativa correta. O embalsamento deve ser precedido de autorização das autoridades competentes e do diagnóstico conclusivo da causa da morte para garantir a legalidade e a segurança do procedimento.
Alternativa D: A legislação sanitária brasileira vigente prevê a conservação de restos mortais humanos por qualquer profissional da área da saúde em laboratório apropriado.
Aqui está a alternativa INCORRETA. A legislação brasileira prevê que o embalsamento deve ser realizado por um médico legista ou um profissional devidamente qualificado e autorizado, não por qualquer profissional da área da saúde.
Alternativa E: Deve ser feito o preenchimento de uma ata de embalsamento de cadáveres, na qual devem constar as assinaturas da autoridade sanitária, da autoridade policial (caso de morte violenta), do médico que atestou o óbito, do médico embalsamador e de um representante da família.
Esta alternativa está correta. Para garantir a legalidade e a transparência do procedimento, é necessário o preenchimento de uma ata de embalsamento assinada por todas as partes mencionadas.
Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas. Continue estudando com dedicação e conte sempre com meu apoio. Bons estudos!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
D
A legislação sanitária brasileira vigente prevê a conservação de restos mortais humanos por qualquer profissional da área da saúde em laboratório apropriado.
Conservação de Restos Mortais Humanos: ato médico que consiste no emprego de técnica, através da qual os restos mortais humanos são submetidos a tratamento químico, com vistas a manterem-se conservados por tempo total e permanente ou previsto, quais sejam, o embalsamamento e a formolização, respectivamente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo