A teoria burocrática propõe um modelo racional de organizaç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1782608 Administração Geral
A teoria burocrática propõe um modelo racional de organização e tem sua origem nos crescentes tamanho e complexidade das empresas. Em função dessa complexidade, é necessário detalhar antecipadamente como as coisas devem ser feitas para se conseguir a excelência. Para Max Weber, a probabilidade de um chefe impor a sua vontade na organização, sobre a conduta de outros, está relacionada com o conceito de: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - poder

A questão aborda a Teoria Burocrática da Administração, proposta por Max Weber, que é um dos marcos da abordagem estruturalista da administração. Esta teoria enfatiza a necessidade de um modelo racional de organização para lidar com o crescente tamanho e complexidade das empresas.

Para resolver a questão, é importante compreender que Max Weber definiu a burocracia como um sistema administrativo baseado em regras claras, divisão de tarefas e uma hierarquia bem definida. Ele identificou três tipos de dominação legítima: tradicional, carismática e racional-legal. No contexto da teoria burocrática, foca-se na dominação racional-legal, que se baseia em um conjunto de regras e normas impessoais.

O conceito central da questão é a "probabilidade de um chefe impor a sua vontade na organização, sobre a conduta de outros". Segundo Weber, esse conceito está diretamente relacionado ao poder. O poder, na perspectiva weberiana, refere-se à capacidade de um indivíduo influenciar ou controlar o comportamento de outros, independentemente da resistência. Esse poder se manifesta de forma clara na estrutura burocrática das organizações.

Justificativa para a alternativa correta (A - poder):

A alternativa correta é A - poder porque, conforme Max Weber, a capacidade de um chefe impor sua vontade na organização está ligada ao conceito de poder. O poder, neste contexto, é a probabilidade de alguém conseguir que outros sigam suas determinações, o que é fundamental para a manutenção da ordem e do funcionamento eficiente em uma estrutura burocrática.

Os outros conceitos mencionados nas alternativas, como carisma (B), liderança (C) e responsabilidade (D), são importantes, mas não estão diretamente relacionados ao mecanismo de imposição de vontade na organização conforme descrito por Weber. Portanto, não são a resposta correta para esta questão.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

IMPOR= PODER/ CHEFE

INFLUENCIAR= LIDERANÇA

Gabarito: A

Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a Teoria da Burocracia. Neste caso, devemos marcar a alternativa relacionada ao conceito segundo o qual a probabilidade de um chefe impor a sua vontade na organização, sobre a conduta de outros.

Para Weber (2009, p.33), “poder significa toda probabilidade de impor a vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade”

Logo, temos que a alternativa "A" é a correta.

GABARITO: A

Fonte:

WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. 4. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2009, vol. 1, p. 33.

GAB A

ESTILOS DE LIDERANÇA:

  1. Autocrático: Chefepoder de coerção; dita normas; não aceita participação do grupo; só ele toma decisões; é centralizador. (Ênfase no líder).
  2. Democrático: Líder; exerce influência; incentiva a participação da equipe; compartilha decisões; a divisão do trabalho fica a critério do grupo; ele se identifica como membro normal do grupo. (Ênfase no líder e nos subordinados).
  3. Liberal/Laissez-faire: total liberdade para decisões do grupo; o líder pouco ou nada participa; é consultivo; a escolha de tarefas e decisões é totalmente do grupo; não há avaliação nem controle por ele. (Ênfase nos subordinados).

FONTE: MEUS RESUMOS

OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

GAB. A

PODER, LEGITIMAÇÃO E DOMINAÇÃO

Muitas pessoas consideram Poder e Dominação como sinônimos, entretanto tais conceitos possuem apenas uma ligação e, portanto, diferem entre si. Assim sendo, diz-se do Poder como sendo a capacidade de induzir ou influenciar o comportamento de outra pessoa, seja utilizando-se de coerção, manipulação ou de normas estabelecidas, ao passo que Dominação (ou Autoridade) é o direito adquirido de se fazer obedecido e exercer influência dentro de um grupo, podendo fundamentar-se, como motivo de submissão, em tradições e costumes institucionalizados, qualidades excepcionais de determinados indivíduos, afeto, interesses ou regras estabelecidas racionalmente e aceitas por todos.

OS TRÊS TIPOS DE DOMINAÇÃO, SEGUNDO MAX WEBER

Racional-Legal: origina-se de regras, estatutos e leis sancionadas pela Sociedade ou Organização. Tais regras definem a quem obedecer e até quando obedecer, tornando possível a aceitação, por parte dos subordinados, de um superior devido uma consciência de que este tem direito de dar ordens, ou seja, reconhecem que a Autoridade está no cargo ocupado e não na pessoa que o ocupa, que só pode exercer a Dominação dentro dos limites estabelecidos pelo cargo ocupado.

Tradicional: tem como base de legitimação, e de escolha de quem a exercerá, as tradições e costumes de uma dada sociedade, personificando as instituições enraizadas no seio desta sociedade na figura do líder. Acredita na santidade das ordenações e dos poderes senhoriais, em um “estatuto” existente desde o principio, com o poder emanando da dignidade própria, santificada pela tradição, do líder, de forma fiel.

Carismática: etimologicamente, é aquela apoiada na devoção a um senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma). A influência só é possível devido qualidades pessoais, tais como faculdades mágicas, revelações, heroísmo e poder intelectual ou de oratória, com depósito de confiança em alguém que é visto como um herói, santo, salvador ou exemplo de vida, extinguindo-se quando há perda de credibilidade ou quando as virtudes que geravam tal influência sofrem desgaste, em outras palavras, a Dominação só dura enquanto há carisma. Nesta, quem ordena é visto como líder e os dominados são considerados apóstolos, discípulos, pupilos, seguidores, fãs, etc.

FONTE: ADMINISTRADORES

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo