Sobre a úlcera por pressão, acerca do eritema reativo, assi...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa E - Indica dano muscular irreversível é a opção INCORRETA sobre o eritema reativo relacionado a úlceras por pressão.
As úlceras por pressão, também conhecidas como escaras, são lesões na pele e nos tecidos subjacentes causadas por pressão prolongada sobre a pele. O eritema reativo é um sinal inicial de que a pele está sob estresse, mas, ao contrário do que sugere a alternativa E, ele não indica dano muscular irreversível.
Justificativa das alternativas:
A - Desaparece após certo tempo em que a pressão é removida: Esta afirmação está correta. O eritema reativo, por definição, desaparece após a remoção da pressão, pois é uma resposta inflamatória transitória da pele.
B - É um eritema que embranquece quando a área é comprimida: Correto. Quando a área de pele com eritema reativo é comprimida, ela apresenta branqueamento, sugerindo que ainda não houve dano tecidual permanente.
C - Significa que a carga mecânica ou pressão não está sendo adequadamente distribuída: Esta alternativa também é correta. O eritema reativo é um sinal de alerta de que a pressão não está bem distribuída, podendo evoluir para uma úlcera se a situação persistir.
D - Não é considerado como UP em estágio I: Correto. O eritema reativo ainda não evoluiu para uma lesão mais séria, como as que são classificadas na escala de estágios de úlceras por pressão.
Resumo: O eritema reativo é um indicativo de estresse na pele, mas não representa um dano irreversível, diferentemente do que foi sugerido na alternativa E. Compreender a diferença entre eritema reativo e danos mais graves é essencial para a prática de enfermagem na prevenção e tratamento de úlceras por pressão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Acho essa questão errada pois eritema reativo é uma caso de úlcera por pressão estágio 1 pois vejamos na questão que não indica que trás perda de tecido total só eritema então é estágio 1 povo de Deus.
Sendo também á letra E sendo a resposta correta
Eritema reativo é uma resposta fisiológica da pele à pressão exercida na interface da superfície externa e proeminência óssea. Portanto, ainda não se constitui em uma lesão por pressão.
Já o eritema não-reativo constitui-se em uma pré-lesão.
Referência bibliográfica
UNA-SUS:
Eritema reativo (como resposta fisiológica da pele à pressão exercida na interface superfície externa e proeminência óssea) do não reativo, que é a pré-úlcera.
estágio I – quando há somente eritema que não desaparece mesmo após a retirada da pressão local. Pode-se considerar esse *estágio como pré-úlcera*, uma vez que ainda não se estabeleceu uma solução de continuidade.
UNA-SUS (UNIFESP)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo