A fragmentação sintática de ideias coordenadas, decorrente d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q15320 Redação Oficial
Imagem 004.jpg

A respeito da organização das estruturas linguísticas do texto
acima e da redação de correspondências oficiais, julgue os itens
subsequentes.
A fragmentação sintática de ideias coordenadas, decorrente do emprego do ponto-final antes de "Sobretudo" (l.2), de "Ou" (l.6) e de "São situações" (l.7), que é admitida em textos jornalísticos, deve ser evitada, para facilitar a objetividade e a clareza, na redação de documentos oficiais.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"O estilo jornalístico admite tal fragmentação, mas a recuperação do termo alternativo para “Ou”, bem como do sujeito para “São situações”, faz com que o texto perca objetividade e clareza. Por isso, o MRPR recomenda que seja evitada a fragmentação.Trecho extraído das justificativas de anulação e de manutenção de gabarito da própria CESPE.
aCREDITO QUE ESTEJA ERRADO, PORQUE NAS CORRESPONDÊNCIAS OFICIAIS O TEXTO DEVE SER CONCISO...
O estilo jornalístico admite tal fragmentação, mas a recuperação  do termo alternativo para “Ou”, bem como do sujeito para “São situações”, faz com que o texto perca objetividade e clareza. Por isso, o MRPR recomenda que seja evitada a fragmentação.

 A fragmentação de frases consiste em pontuar uma oração subordinada ou uma simples locução como se fosse uma frase completa. Decorre da pontuação errada de uma frase simples. Embora seja usada como recurso estilístico na literatura, a fragmentação de frases devem ser evitada nos textos oficiais, pois muitas vezes dificulta a compreensão.

MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Deixar o texto oficial com toda essa fragmentação só iria fazê-lo perder em concisão... Que é uma das regras básicas em uma redação de expedientes...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo