Homem de 65 anos de idade, antecedentes de doença arterial ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1123440 Medicina
Homem de 65 anos de idade, antecedentes de doença arterial coronariana, gota e urolitíase, em uso de atenolol e aspirina (100 mg/dia), é avaliado em consulta de rotina. Refere que há 6 meses, apresentou quadro agudo de dor e edema do 1º pododáctilo direito, sendo tratado com naproxeno. Há 2 semanas, os sintomas recorreram na mesma articulação e ele iniciou o tratamento com colchicina, com resolução completa do quadro. Exame articular: sem sinais de artrite. Exames séricos: hemograma, ureia, creatinina, eletrólitos e perfil hepático normais; urato sérico: 8,9 mg/dL.
A conduta inicial correta é
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - iniciar alopurinol.

O tema central desta questão é o manejo do ácido úrico em um paciente com gota e níveis elevados de urato sérico. A gota é uma doença inflamatória causada pelo acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações, frequentemente resultando em episódios de artrite extremamente dolorosos.

Para resolver essa questão, precisamos compreender que o paciente tem episódios recorrentes de gota e níveis elevados de ácido úrico no sangue (urato sérico: 8,9 mg/dL), que indicam a necessidade de iniciar um tratamento de manutenção para reduzir os níveis de ácido úrico e prevenir novos ataques.

Justificativa da alternativa correta:

A - iniciar alopurinol. O alopurinol é um medicamento utilizado para diminuir a produção de ácido úrico no organismo. Ele é indicado para tratamento de longo prazo em pacientes com gota, especialmente aqueles com episódios recorrentes e níveis elevados de urato sérico, como é o caso deste paciente. O objetivo é reduzir o risco de novos ataques e complicações.

Análise das alternativas incorretas:

B - iniciar probenecida. A probenecida aumenta a excreção de ácido úrico pelos rins, mas não é a primeira escolha em pacientes que já têm histórico de urolitíase (formação de pedras nos rins), pois pode piorar essa condição.

C - iniciar prednisona. A prednisona é um corticosteroide utilizado para tratar inflamações agudas, mas não é adequada para manejo crônico da gota ou para diminuir os níveis de ácido úrico no sangue.

D - suspender a aspirina. A aspirina em baixa dose tem um papel cardioprotetor e, embora possa minorar a excreção de ácido úrico, seu efeito é mais relevante em doses mais altas. Neste caso, não é indicado suspender a aspirina sem uma justificativa cardiológica adequada.

E - suspender a colchicina. A colchicina é usada para tratar crises agudas de gota, mas não é indicada para suspensão imediata, pois não está sendo usada como profilaxia de longo prazo. A questão não indica que a colchicina deveria ser mantida ou suspensa agora; ela já cumpriu seu papel no tratamento das crises agudas.

Espero que essa análise tenha clareado suas dúvidas e ajudado a entender melhor o manejo da gota. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A - iniciar alopurinol. O paciente apresenta quadro de gota, uma condição caracterizada pelo depósito de cristais de ácido úrico nas articulações, que pode causar dor e inflamação. O nível de urato sérico elevado (8,9 mg/dL) indica que há maior probabilidade de deposição de cristais nas articulações. Além disso, o paciente já apresentou episódios anteriores de gota, o que aumenta o risco de novas crises. O alopurinol é um medicamento que reduz a produção de ácido úrico e ajuda a prevenir novas crises de gota. Portanto, é a conduta inicial correta para este paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo