O câncer de pâncreas apresenta taxas de letalidade que se a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2068137 Segurança e Saúde no Trabalho
O câncer de pâncreas apresenta taxas de letalidade que se aproximam de 100%, o que justifica abordagens preventivas. Em se tratando das neoplasias malignas de pâncreas, assinale a alternativa que descreve fatores de risco ocupacionais relacionados a tal enfermidade:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão se baseia nos fundamentos da saúde ocupacional, com foco nas neoplasias malignas de pâncreas listadas na legislação brasileira como neoplasias (tumores) relacionadas ao trabalho. 

As neoplasias malignas do pâncreas relacionadas ao trabalho abrangem os acometimentos do pâncreas exócrino, essencialmente carcinomas tipo adenocarcinoma. Entre os fatores ambientais e ocupacionais relacionados com o câncer do pâncreas, destacam-se os solventes, o tetracloroetileno, o estireno (um hidrocarboneto aromático), o cádmio, epicloridrina, o cromo, cloreto de vinila, hidrocarbonetos alifáticos, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), a radiação ionizante e os agrotóxicos (DDT/DDE, fungicidas, herbicidas e insecticidas organofosforados).

Devemos encontrar a alternativa correta, referente às substâncias que são relacionadas a neoplasias malignas de pâncreas. 

A) Correto - o cloreto de vinila, epicloridrina, hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos são agentes geralmente associados às neoplasias malignas de pâncreas. 

B) Errado - não existe a associação do arsênico e seus compostos assim como ao benzeno com às neoplasias malignas de pâncreas.

C) Errado - o arsênio e seus compostos não são associados às neoplasias malignas de pâncreas.

D) Errado - o benzeno não é associado às neoplasias malignas de pâncreas.

Gabarito do Professor: A 


Fonte bibliográfica: 

Ministério da Saúde do Brasil - Doenças relacionadas ao trabalho - Manual de procedimentos para os serviços de saúde.

Ministério da Saúde do Brasil - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) - Diretrizes para a vigilância do câncer relacionado ao trabalho - 2ª edição - Rio de Janeiro - RJ. 


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) classifica o cloreto de vinila como cancerígeno para o ser humano (Grupo 1), com base em estudos epidemiológicos que evidenciaram que o composto causa câncer de fígado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo