Paciente do sexo masculino, 43 anos de idade, apresenta quad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1123441 Medicina
Paciente do sexo masculino, 43 anos de idade, apresenta quadro de mal-estar, adinamia, febre e sinais flogísticos na perna direita. Ele não usa nenhum medicamento cronicamente e nega tabagismo, etilismo, vômitos, diarreia ou doenças prévias. Glicemia capilar: normal. Exame físico: bom estado geral, orientado, hidratado, corado, anictérico e eupneico; índice de massa corporal normal; pressão arterial: 135 x 80 mmHg, pulso: 90 bpm e temperatura axilar: 38,1 º C; auscultas cardíaca e pulmonar: normais; extremidades: celulite na região medial da coxa direita, sem sinais de abscesso. Nesse momento, o tratamento inicial de escolha é com
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão apresentada, precisamos entender a situação clínica do paciente e identificar o tratamento adequado para uma infecção cutânea, especificamente celulite.

O tema central da questão é a escolha do tratamento inicial para um quadro de celulite, que é uma infecção bacteriana da pele e dos tecidos subcutâneos. O conhecimento necessário envolve a identificação dos sintomas, a ausência de complicações, e o entendimento dos antibióticos mais apropriados para a condição apresentada.

A alternativa correta é a alternativa B - cefalexina oral.

Justificativa para a alternativa correta:

A cefalexina é um antibiótico beta-lactâmico da classe das cefalosporinas. É eficaz contra a maioria dos patógenos comuns que causam infecções de pele e partes moles, como o Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes. Além disso, é administrada via oral, o que é apropriado para o paciente que está em bom estado geral, sem complicações e com infecção não grave.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - Azitromicina oral: Embora a azitromicina seja um antibiótico com amplo espectro, não é a primeira escolha para infecções cutâneas como a celulite, pois sua eficácia contra os patógenos típicos da pele é limitada.
  • C - Cefoxitina parenteral: A cefoxitina é uma cefalosporina de segunda geração administrada por via parenteral. É mais adequada para infecções mais graves ou hospitalares, e não para um quadro leve de celulite em um paciente sem complicações.
  • D - Ciprofloxacino oral ou parenteral: O ciprofloxacino é mais indicado para infecções urinárias e respiratórias. Não é a escolha ideal para infecções de pele devido à sua limitada eficácia contra Staphylococcus aureus.
  • E - Clindamicina parenteral: A clindamicina é eficaz para infecções de pele, porém, a via parenteral é mais indicada para infecções graves ou em pacientes hospitalizados, o que não é o caso desta situação.

Com essas informações, conseguimos compreender que o tratamento inicial mais adequado para este caso de celulite é a cefalexina oral, que é a opção correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De acordo com a descrição do caso, o paciente apresenta sinais de infecção na perna direita, como febre e sinais flogísticos. Ainda não há evidências de que a infecção tenha se generalizado, portanto, o tratamento inicial de escolha deve ser com um antibiótico oral, como a cefalexina, que é eficaz contra uma ampla variedade de bactérias e tem boa absorção pelo trato gastrointestinal. Antibióticos parenterais, como a cefoxitina e a clindamicina, devem ser reservados para casos mais graves de infecção, enquanto a azitromicina e o ciprofloxacino não são as melhores opções para tratar infecções de pele. É importante lembrar que a escolha do antibiótico e sua duração devem ser determinadas pelo médico responsável pelo tratamento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo