Ainda que a fuga da família real portuguesa para o Rio de Ja...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1704851 História
Ainda que a fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro tenha transformado várias das relações entre a sociedade e o Estado, a construção do Estado Nacional brasileiro se fez a partir de 1822. No que se refere a essa construção, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O pequeno trecho transcrito na entrada da questão não fornece grande orientação acerca do tema específico da pergunta proposta. O que se entende é que as opções apresentadas referem-se à formação do Brasil como Estado após a independência oficial em 1822. Isso significa que há várias possibilidades de temas: economia, política , política externa, formação cultural, relações internacionais ou conflitos , desde que após a independência e, não há uma delimitação do final do período histórico a ser enfocado. A pergunta , apesar de vaga, não apresenta dificuldades. Não há exigência de análise detalhada por conta de proposições de acordo com o que se trabalha em História na escola básica 

Portanto, acerca da construção do Brasil como Estado , com a independência, uma das opções apresenta uma ideia correta.
A) INCORRETA – O Tratado de Madri de 1750 foi um dos tratados assinados entre Portugal e Espanha para delimitar as suas áreas coloniais. Não foi definitivo. Aliás, foi anulado em 1777 e deu margem às guerras guaraníticas. Para delimitar as fronteiras no sul foi feito o Tratado de Badajós em 1801 . E não significou a formação definitiva do território brasileiro. 
B) INCORRETA – A constituição norte-americana foi, sim, exemplo para a elaboração das constituições dos novos Estados na América Latina. Porém, o Brasil estruturou-se como uma monarquia enquanto os EUA se organizou como uma república. 
C) INCORRETA -As guerras de independência no Brasil aconteceram após a independência oficial e não durante o processo. Além disso não foram tão longas tampouco tiveram o efeito de esfacelamento de território como aconteceu na América espanhola. 
D) INCORRETA- A unidade nacional foi garantida em parte pela ação do exército ao sufocar revoltas. No entanto a união começou a ser forjada quando da transferência da família real portuguesa para o Brasil em 1808. A instalação do Estado português foi um elemento fundamental de união de interesses 
E) CORRETA- A extinção do tráfico negreiro não resultou apenas da pressão estrangeira mas ela existiu, principalmente depois da assinatura dos Tratados de Aliança e Amizade Comércio e Navegação com a Inglaterra. No entanto, extinguir o tráfico e a escravidão afetava os interesses dos grandes proprietários de terras, que dependiam do braço escravizado para o trabalho em suas propriedades.

Gabarito do Professor: Letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gabarito letra E

A)As fronteiras com as repúblicas sul-americanas estavam demarcadas desde o Tratado de Madri, em 1750, o que explica a ausência de conflitos internacionais no contexto da construção do Estado Nacional. ➡ errado: A Guerra Guaranítica ou Guerra dos Sete Povos foi o conflito armado envolvendo as tribos Guarani das missōes jesuíticas contra as tropas espanholas e portuguesas, como consequência do Tratado de Madrid que definiu uma linha de demarcação entre o território colonial espanhol e português na América do Sul.

B) As instituições norte-americanas serviram de inspiração aos constituintes de 1824 no Brasil, os quais adotaram a mesma forma de governo adotada nos Estados Unidos da América.➡ errado: A primeira Constituição brasileira foi feita em 1824. "Essa Constituição, apesar de se inspirar no modelo francês e ter um caráter aparentemente liberal, introduzia um quarto poder, chamado moderador, que gerava uma hipertrofia do poder imperial"

C) As guerras de independência no Brasil foram semelhantes às ocorridas no restante da América Latina, por serem numerosas e de longa duração. ➡ O processo de emancipação do Brasil não foi pacífico, apesar desta teoria ser muito difundida. Houve luta, especialmente no Nordeste e, na Bahia, e o combate só terminou em 2 de julho de 1823. mas Não. O processo de independência no Brasil, não deixou o território fragmentado, diferente da ocupação da América espanhola. Outro fato foi que, o Brasil ainda manteve a escravidão após a independência, enquanto na América espanhola, vários países aboliram a escravidão logo após a independência. Além disso, o processo de independência do Brasil foi bem mais tranquilo, não foi necessário lutar pela independência, como aconteceu com a América espanhola.

continua ....

gabarito letra E

D) O Exército Brasileiro foi peça fundamental da construção do Estado ao garantir a unidade nacional quando da independência. ➡ errado: Sem condições de enfrentar os levantes de modo autônomo, o governo brasileiro contratou os serviços militares de oficiais estrangeiros tais como o lorde inglês Thomas Cochrane e o marechal francês Pierre Labatut. Entre os meses de julho e agosto de 1823, esses oficiais lutaram contra os levantes que tomaram as regiões norte e nordeste do território brasileiro. Alguns meses mais tarde, os revoltosos da região Cisplatina foram igualmente vencidos.

E) Extinguir o tráfico negreiro em razão das pressões estrangeiras, em uma sociedade escravista, foi uma das tarefas mais difíceis para a construção do Estado Nacional. ➡ certo:

O processo de abolição da escravatura no Brasil foi gradual e começou com 

 

lei feijó 1831 lei pra ingles ver

Pretendendo retardar o mais possível a eliminação dessa força trabalhadora e aliviar a pressão inglesa, o governo promulgou, em novembro de 1831, uma lei proibindo o tráfico negreiro para o Brasil, declarando livres os escravos que aqui chegassem e punindo severamente os importadores.

 

(Bill Aberdeen: 8 de agosto de 1845. foi um ato do Parlamento do Reino Unido, que autorizava os britânicos a prender qualquer navio suspeito de transportar escravos no oceano Atlântico.)

 

Com esse empurrãozinho o BR se mexeu!

1° a Lei Eusébio de Queirós de 1850: proibiu a entrada de africanos escravos no Brasil, criminalizando quem a infringisse,

Lei do Ventre Livre, também conhecida como Lei Rio Branco,1871, A fim de limitar a duração da escravidão no Brasil Imperial, a lei propunha, a partir da data de sua promulgação, a concessão da alforria às crianças nascidas de mulheres escravizadas no Império do Brasil.

A Lei dos Sexagenários, também conhecida como Lei Saraiva-Cotegipe ou Lei n.º 3.270, foi promulgada 28 de setembro de 1885 que garantia liberdade aos escravos com 60 anos de idade ou mais, cabendo aos proprietários de escravos indenização. A indenização deveria ser paga pelo liberto, sendo, portanto, obrigado a prestar serviços ao seu ex-senhor por mais três anos ou até completar 65 anos de idade.

4° Lei Áurea, oficialmente Lei Imperial n.º 3.353, sancionada em 13 de maio de 1888, foi o diploma legal que extinguiu a escravidão no Brasil.

bons estudos

em breve conteúdo no insta: @mike_estudante

Não concordo com o gabarito. Qual país, além da Inglaterra, fazia tanta pressão para que o Brasil abolisse o tráfico de escravos? Além disso, temos o evento histórico de 2 de julho na Bahia, onde o exército brasileiro derrotou as tropas leais a Portugal.

*PARA FINS DIDÁTICOS*

Leis abolicionistas:

  1. Lei Feijó (1831) - O Brasil propõe essa lei que declara o tráfico negreiro como algo criminoso dentro do território.
  2. Lei Bill Aberdeen (1845) - Foi aprovada pelo parlamento britânico, essa lei autorizava a marinha britânica a perseguir e aprisionar os navios tumbeiros em qualquer lugar do Atlântico.
  3. Lei Eusébio de Queiroz (1850) - Proibia a entrada de escravos no Brasil.
  4. Lei do Ventre Livre (1871) - As crianças nascidas de escravos estariam libertas a partir desta data.
  5. Lei do Sexagenário (1885) - Escravos que atingissem os 60 anos de idade teriam o direito de comprar sua liberdade trabalhando por mais 5 anos.
  6. Lei Áurea (1888)- Foi aprovada no Congresso e assinada pela princesa Isabel, abolindo a escravidão.

GABARITO E .

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo