O controle de exposição a riscos químicos no trabalho e o m...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Biomarcadores, também conhecidos como marcadores biológicos, são elementos que podem ser quantificados por meio de métodos experimentais e fornecem informações sobre o funcionamento normal ou anormal de um organismo, bem como sobre as respostas a substâncias farmacológicas, e podem ser classificados em três tipos: de exposição, de efeito e de susceptibilidade, como veremos abaixo.
Biomarcadores de exposição indicam a medida da exposição, englobando qualquer substância nos fluidos biológicos (como sangue e urina) e tecidos, avalia a intensidade da exposição e o risco à saúde.", ex. Estireno no sangue e Ácido hipúrico urinário.
Biomarcadores de efeito indicam dano na molécula alvo ou modificações no corpo decorrentes da influência do composto químico em qualquer tecido, órgão ou sistema. ex. Carboxiemoglobina, a inibição da colinesterase cerebral e alteração da atividade de uma enzima de detoxificação.
Biomarcadores de susceptibilidade indicam influências genéticas ou adquiridas que afetam a resposta do organismo a uma exposição química específica, ou seja é um marcador da capacidade herdada ou adquirida de um organismo em reagir à exposição a uma substância estranha específica, ex. genes que expressam proteínas de detoxificação e Atividade aumentada do CYP450.
Devemos encontrar dentre as alternativas aquela que demonstra respectivamente os biomarcadores de efeito e de exposição.
A) Errado - o ácido amino-levulínico (ALA) na urina é um bioindicador de exposição e a carboxiemoglobina é um bioindicador de efeito.
B) Errado - o ácido amino-levulínico (ALA) na urina é um bioindicador de exposição enquanto que a colinesterase é um biomarcador de efeito.
C) Errado - a carboxiemoglobina é um bioindicador de efeito, assim como a colinesterase.
D) Correto - a colinesterase é um biomarcador de efeito, enquanto que o ácido transmucônico na urina é um biomarcador de exposição.
Gabarito do Professor: D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Deus
ANEXO I MONITORAÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL A AGENTES QUÍMICOS (Alterado pela Portaria MTP nº 567, de 10 de março de 2022) QUADRO 1 - Indicadores Biológicos de Exposição Excessiva (IBE/EE)*
NR 7 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO
ANEXO I
MONITORAÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL A AGENTES QUÍMICOS
(Alterado pela Portaria MTP nº 567, de 10 de março de 2022)
QUADRO 1 - Indicadores Biológicos de Exposição Excessiva (IBE/EE)* (BIOMARCADORES DE EXPOSIÇÃO)
*São indicadores de exposição excessiva (EE) aqueles que não têm caráter diagnóstico ou significado clínico. Avaliam a absorção dos agentes por todas as vias de exposição e indicam, quando alterados, após descartadas outras causas não ocupacionais que justifiquem o achado, a possibilidade de exposição acima dos limites de exposição ocupacional. As amostras devem ser colhidas nas jornadas de trabalho em que o trabalhador efetivamente estiver exposto ao agente a ser monitorado.
QUADRO 2 - Indicadores Biológicos de Exposição com Significado Clínico (IBE/SC)* (BIOMARCADORES DE EFEITO)
(Alterado pela Portaria MTP nº 567, de 10 de março de 2022)
(*) Indicadores biológicos com significado clínico (SC) evidenciam disfunções orgânicas e efeitos adversos à saúde.
vou passando pela prova dando Glória a Deus!!! Amém!
não adianta copiarem e colarem, se não sabem a explicação da questão não devem publicar!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo