O problema mais visível da economia brasileira, na segunda ...
F. Giambiagi et al. Economia brasileira contemporânea: 1945-2010. 2.ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2011, p. 101 (com adaptações).
A respeito do período de hiperinflação dos anos 1980 e dos correspondentes planos de combate à inflação, julgue (C ou E) o seguinte item.
Durante o Plano Cruzado, os preços foram congelados de acordo com regras para cada categoria de produtos, ao passo que os salários eram reajustados com base no gatilho inflacionário.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (30)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para responder corretamente à questão, é importante entender o contexto econômico do Brasil durante a segunda metade do século XX, especialmente no que se refere à inflação e aos planos econômicos implementados para combatê-la.
Nos anos 1980, o Brasil enfrentava um período de hiperinflação, o que gerava um ambiente econômico instável. O Plano Cruzado, introduzido em 1986, foi uma das tentativas de estabilizar a economia e combater a inflação galopante.
Durante o Plano Cruzado, uma das medidas adotadas foi o congelamento de preços. Produtos foram categorizados, e seus preços foram fixados para impedir a alta inflacionária. Simultaneamente, os salários tinham um mecanismo chamado gatilho salarial, que ajustava os salários automaticamente toda vez que a inflação acumulada atingisse 20%.
A questão pede para julgar a afirmação com base na descrição das medidas do Plano Cruzado. A alternativa correta é C (certo) porque os preços realmente foram congelados e os salários eram reajustados de acordo com o gatilho inflacionário.
Portanto, a resposta correta é: C (certo).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: C
Entre as medidas do Plano Cruzado, o Atlas da FGV destaca:
- "congelamento de preços — todos os preços foram congelados, e nomeou-se também como agente fiscalizador qualquer pessoa do povo. O congelamento poderia ser suspenso por ato do Poder Executivo;
- indexação dos salários — os salários foram indexados de acordo com uma escala móvel, que reajustaria automaticamente o salário toda vez que a inflação acumulada alcançasse 20%. Nas datas-base do reajuste de cada categoria profissional, os salários teriam um reajuste de, no mínimo, 60% da variação acumulada de 60% da inflação, medida pelo índice de preços ao consumidor do IBGE"
Fonte:
Plano Cruzado foi um conjunto de medidas econômicas, lançado pelo governo brasileiro em 28 de fevereiro de 1986, com base no decreto-lei nº 2.283, de 27 de fevereiro de 1986, sendo José Sarney o presidente da República e Dilson Funaro o ministro da Fazenda.
A principal marca foi o congelamento de preços. Alimentos, combustíveis, produtos de limpeza, serviços e até o real tiveram os preços tabelados pelo governo.
Indexação dos salários
Os salários foram indexados de acordo com uma escala móvel, que reajustaria automaticamente o salário toda vez que a inflação acumulada alcançasse 20%. Nas datas-bases do reajuste de cada categoria profissional, os salários teriam um reajuste de, no mínimo, 60% da variação acumulada de 60% da inflação, medida pelo índice de preços ao consumidor do IBGE.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo