O problema mais visível da economia brasileira, na segunda ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3105341 Economia
O problema mais visível da economia brasileira, na segunda metade do século XX, era a inflação, que, mesmo nos anos de fraco desempenho do PIB (1981/1983), não cedia. Já em 1980, a inflação havia superado os 100%, e os esforços realizados nos primeiros anos da década (1981 e 1982) apenas a haviam reduzido marginalmente.
F. Giambiagi et al. Economia brasileira contemporânea: 1945-2010. 2.ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2011, p. 101 (com adaptações).

A respeito do período de hiperinflação dos anos 1980 e dos correspondentes planos de combate à inflação, julgue (C ou E) o seguinte item. 

Durante o Plano Cruzado, os preços foram congelados de acordo com regras para cada categoria de produtos, ao passo que os salários eram reajustados com base no gatilho inflacionário.  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Para responder corretamente à questão, é importante entender o contexto econômico do Brasil durante a segunda metade do século XX, especialmente no que se refere à inflação e aos planos econômicos implementados para combatê-la.

Nos anos 1980, o Brasil enfrentava um período de hiperinflação, o que gerava um ambiente econômico instável. O Plano Cruzado, introduzido em 1986, foi uma das tentativas de estabilizar a economia e combater a inflação galopante.

Durante o Plano Cruzado, uma das medidas adotadas foi o congelamento de preços. Produtos foram categorizados, e seus preços foram fixados para impedir a alta inflacionária. Simultaneamente, os salários tinham um mecanismo chamado gatilho salarial, que ajustava os salários automaticamente toda vez que a inflação acumulada atingisse 20%.

A questão pede para julgar a afirmação com base na descrição das medidas do Plano Cruzado. A alternativa correta é C (certo) porque os preços realmente foram congelados e os salários eram reajustados de acordo com o gatilho inflacionário.

Portanto, a resposta correta é: C (certo).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: C

Entre as medidas do Plano Cruzado, o Atlas da FGV destaca:

- "congelamento de preços — todos os preços foram congelados, e nomeou-se também como agente fiscalizador qualquer pessoa do povo. O congelamento poderia ser suspenso por ato do Poder Executivo;

- indexação dos salários — os salários foram indexados de acordo com uma escala móvel, que reajustaria automaticamente o salário toda vez que a inflação acumulada alcançasse 20%. Nas datas-base do reajuste de cada categoria profissional, os salários teriam um reajuste de, no mínimo, 60% da variação acumulada de 60% da inflação, medida pelo índice de preços ao consumidor do IBGE"

Fonte:

Plano Cruzado foi um conjunto de medidas econômicas, lançado pelo governo brasileiro em 28 de fevereiro de 1986, com base no decreto-lei nº 2.283, de 27 de fevereiro de 1986, sendo José Sarney o presidente da República e Dilson Funaro o ministro da Fazenda.

A principal marca foi o congelamento de preços. Alimentos, combustíveis, produtos de limpeza, serviços e até o real tiveram os preços tabelados pelo governo.

Indexação dos salários

Os salários foram indexados de acordo com uma escala móvel, que reajustaria automaticamente o salário toda vez que a inflação acumulada alcançasse 20%. Nas datas-bases do reajuste de cada categoria profissional, os salários teriam um reajuste de, no mínimo, 60% da variação acumulada de 60% da inflação, medida pelo índice de preços ao consumidor do IBGE.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo