Se, no lugar do trecho destacado em “e tomei conhec...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
REGRA= ficar no plural
exceções>>> o infinito e além
esta trata-se SUJEITO PARTITIVO
1) Quando o sujeito é formado por uma expressão partitiva (parte de, uma porção de, o grosso de, metade de, a maioria de, a maior parte de, grande parte de...) seguida de um substantivo ou pronome no plural, o verbo pode ficar no singular ou no plural.
Por Exemplo:
A maioria dos jornalistas aprovou / aprovaram a ideia.Metade dos candidatos não apresentou / apresentaram nenhuma proposta interessante.
Esse mesmo procedimento pode se aplicar aos casos dos coletivos, quando especificados:
Por Exemplo:
Um bando de vândalos destruiu / destruíram o monumento.Obs.: nesses casos, o uso do verbo no singular enfatiza a unidade do conjunto; já a forma plural confere destaque aos elementos que formam esse conjunto.
http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint49.php
Eu marcaria letra A pois existe um "que" que retoma "bandas" e não "maioria das bandas". Se não houvesse esse "que" seria um partitivo.
expressões partitivas!! o verbo pode concordar tanto com o núcleo do sujeito quanto com a parte.
No caso o verbo poderia concordar tanto com "a maioria" ficaria na 3°pessoa do singular(pois é a parte), como com "das bandas" 3°pessoa do plural (núcleo do sujeito). Fonte Prof Zambelli.
Expressões partitivas --> indica quantidade + palavra no plural --> pode concordar com qualquer um. Ex: A maioria das pessoas foi lá ou A maioria das pessoas foram lá.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo