No trecho “Mensagens enviadas pelo celular induzem vítima a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3183157 Português
Leia o texto a seguir para responder à questão.

Golpe da CNH: Como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista

Mensagens enviadas pelo celular induzem vítima a acessar site falso e fazer pagamento para supostamente evitar suspensão da CNH. Detrans não entram em contato por SMS, e-mail, aplicativos de mensagens e telefone.

    Um novo golpe tenta atrair vítimas com notificações falsas sobre suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mensagens enviadas pelo celular sugerem que o motorista perderá o documento se não clicar em um link, mas a comunicação é fraudulenta. 
    O SMS diz que há uma mensagem relacionada ao documento da pessoa em sua conta no sistema gov.br, do governo federal. A mensagem, que é enviada até mesmo para quem não tem carteira de motorista, induz a pessoa a acessar um site para supostamente obter mais detalhes.
    Captura_de tela 2025-02-04 122631.png (24×21)Mas lembre-se: os Detrans não enviam notificação por SMS, e-mail ou aplicativos de mensagens e não fazem contato por telefone. Por isso, a orientação é ignorar os avisos falsos que chegam no celular. 
    “Os contatos com os condutores e proprietários de veículos são realizados prioritariamente por meio de correspondências devidamente identificadas, na modalidade de Aviso de Recebimento (AR), enviadas via Correios”, alertou a Associação Nacional dos Detrans (AND).
    A associação diz que há alertas de fraudes sobre CNH em 18 estados e no Distrito Federal e pede que os condutores que receberem a notificação denunciem o caso à Ouvidoria do Detran ou à Polícia de seu estado. 
   Como funciona o golpe? 
   O golpe da CNH é parecido com os que tentavam se passar pela Receita Federal e pelos Correios. Ao clicar no link da mensagem, a vítima é direcionada para um site falso da Carteira Digital de Trânsito e é levada a preencher seus dados em uma página, também falsa, do gov.br.
    Depois de digitar o CPF, o site mostra dados verdadeiros da pessoa, como nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Em seguida, ele mostra o aviso falso sobre a suspensão da CNH. 
    No fim do procedimento para supostamente regularizar a habilitação, a página mostra o valor de uma taxa e um link para gerar a guia de pagamento, que, na verdade, envia o dinheiro para os golpistas.
    Como se proteger? 
    Neste caso, somente clicar no link não oferece riscos como vírus para o dispositivo, já que o objetivo é levar a pessoa a fazer um pagamento.
    Mas existem alguns indícios que apontam que uma mensagem é falsa e podem te ajudar a não cair em um golpe. Veja abaixo alguns elementos presentes neste tipo de fraude.
    Captura_de tela 2025-02-04 122830.png (26×24)E-mails ou mensagens de texto com links ou solicitações de dados – os Detrans não usam esses canais em suas comunicações com motoristas;
    Captura_de tela 2025-02-04 122857.png (26×22)O link não tem o final “.gov.br”, usado por sites de órgãos públicos – neste caso, ele termina com “.tax”;
    Captura_de tela 2025-02-04 122914.png (22×20)Os golpistas tentam trazer um senso de urgência ao dizer que a CNH será suspensa, o que leva a vítima a clicar no link e seguir as instruções;
    Captura_de tela 2025-02-04 122936.png (27×24)Texto não segue padrão de mensagens oficiais e, algumas vezes, não tem acentuação e pontuação corretas; 
    Captura_de tela 2025-02-04 122942.png (27×21)O autor da mensagem tenta se passar por um órgão oficial, mas ao clicar no contato, não há mais informações sobre o número que enviou o SMS.

(Disponível em: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia. Acesso em: Novembro de 2024.)
No trecho “Mensagens enviadas pelo celular induzem vítima a acessar site falso e fazer pagamento [...]”(Subtítulo), a transitividade do verbo “induzir” é:
Alternativas