“Mas a revalorização da beleza e da imaginação encontrou, n...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2304221 Educação Artística
“Mas a revalorização da beleza e da imaginação encontrou, na arte e no brinquedo, dois aliados poderosos. Por que não se educar as novas gerações evitando-se os erros que viemos cometendo? Por que não entender a educação, ela mesma, como algo lúdico e estético? Por que, ao invés de fundá-la na transmissão de conhecimento apenas racionais, não fundá-la na criação de sentidos a partir da situação existencial concreta dos educandos? por que não uma arte-educação?” (DUARTE JÚNIOR, 1994, P.64).

“No século XX, a área de Arte acompanha e se fundamenta nas transformações educacionais, artísticas, estéticas e culturais. As pesquisas desenvolvidas a partir do início do século em vários campos das ciências humanas trouxeram dados importantes sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente, sobre o processo criador, sobre a arte de outras culturas. Na confluência da antropologia, da filosofia, da psicologia, da psicanálise, da crítica de arte, da psicopedagogia e das tendências estéticas da modernidade, surgiram autores que formularam os princípios inovadores para o ensino de linguagens artísticas.” (PCN de Arte, 1998, p. 21)

A partir das leituras acima e de acordo com o papel da arte na educação contemporânea, analise as assertivas a seguir:

I- Reconhecer a arte da criança como manifestação espontânea e autoexpressiva: valorizar apenas a livre expressão e a sensibilização para a experimentação artística como orientação que visa o desenvolvimento do potencial criador, ou seja, propostas centradas na questão do desenvolvimento do aluno. As palavras de ordem são: “o que importa é o processo criador da criança e não o produto que realiza” e “aprender a fazer, fazendo”.
II- A arte-educação não significa o treino para alguém se tornar um artista. Ela pretende ser uma maneira mais ampla de abordar o fenômeno educacional, considerando-o não apenas como transmissão simbólica de conhecimentos, mas como um processo formativo do ser humano. Um processo que envolve a criação de um sentido para a vida.
III- É papel da escola estabelecer os vínculos entre os conhecimentos escolares sobre a arte e os modos de produção e aplicação desses conhecimentos na sociedade. Por isso, um ensino e aprendizagem de arte que se processe criadoramente poderá contribuir para que conhecer seja também maravilhar-se, divertir-se, brincar com o desconhecido, arriscar hipóteses ousadas, trabalhar muito, esforçar-se e alegrar-se com descobertas. Porque o aluno desfruta na sua própria vida as aprendizagens que realiza.
IV- Através da arte pode-se, então, despertar a atenção de cada um para sua maneira particular de sentir, sobre a qual se elaboram todos os outros processos racionais. Encontrando nas formas artísticas, simbolizações para os seus sentimentos, os indivíduos ampliam o seu conhecimento de si próprios, através da descoberta dos padrões e da natureza de seu sentir.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas