O intestino pode ser considerado um tubo localizado no inter...
O intestino pode ser considerado um tubo localizado no interior da cavidade corporal que conduz material (ingesta) pelo corpo. A mucosa intestinal é composta por uma camada de células epiteliais, células mesenquimais da lâmina própria e musculatura da mucosa. Com relação às alterações intestinais, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Megacolon.
(2) Obstrução intestinal.
(3) Enterólitos.
(4) Intussuscepção.
(5) Íleo paralítico.
(_) Quando um segmento intestinal invagina para dentro do segmento imediatamente distal. A causa é geralmente desconhecida, mas se acredita que esteja associada à irritabilidade intestinal e hipermotilidade.
(_) Hipomotilidade não mecânica, resultando em obstrução funcional do intestino. Pode ser decorrente de paralisia da parede intestinal, peritonite por qualquer causa, choque, dor intensa, toxemia, dentre outros.
(_) Pode ser congênito ou adquirido. A forma congênita ocorre em suínos, cães, gatos, potros oveiros e seres humanos. A forma adquirida é secundária ao dano à inervação.
(_) Ocorre em todas as espécies de animais domésticos e selvagens. Os efeitos sistêmicos de corpos estranhos também são importantes, como, por exemplo, toxicose por cobre e zinco.
(_) Ocorre com muita frequência em equinos, geralmente em animais com mais de quatro anos de idade. Variam de tamanho, desde vários centímetros em diâmetro até mais de 20cm. Geralmente, alojam-se na flexura pélvica ou no cólon transverso.