“Não há nenhuma novidade em afirmar que, no século vinte, o...
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Ano: 2023
Banca:
CONSULPAM
Órgão:
Prefeitura de Araraquara - SP
Prova:
CONSULPAM - 2023 - Prefeitura de Araraquara - SP - Professor II - Arte |
Q2304236
Educação Artística
“Não há nenhuma novidade em afirmar que, no
século vinte, os bens tradicionais da cultura foram
incorporados à sociedade de consumo. Nunca se
editaram tantas reproduções fielmente coloridas de
obras do campo das artes plásticas, nem jamais, e em
tamanhas tiragens, tantos discos, fitas e CDs de
música. Exposições de pintura ou escultura de
grandes artistas peregrinam pelo mundo e, alardeadas
até com o espalhafato da mídia, tornam-se eventos de
visitação massiva, enquanto cantores líricos, antes
engaiolados em teatros, arrastam multidões para
estádios de futebol. A arte dita superior está
transbordando, enfim, dos seus nichos de origem e
ganha as ruas das cidades, as ondas eletromagnéticas
e as infovias eletrônicas, pois as coleções dos museus
invadiram até a internet.” (COSTELLA, 1997, p. 7)
Leia as assertivas a seguir em relação à construção social da arte e a apreciação estética e preencha as lacunas com V para verdadeiro ou F para falso:
( ) Cada obra de arte tem seu significado único e imutável. Não existe subjetividade na apreciação pelo espectador, para compreender uma obra precisamos saber o significado que o autor imprimiu na obra.
( ) Museus, entendidos como locais abertos ao público em geral, são um costume muito antigo na história do homem. O tão famoso Louvre, por exemplo, foi inaugurado como reflexo da Revolução Francesa, em 1973, antes e até então, ele era o palácio do rei e, como tal, acessível apenas à nobreza.
( ) As artes visuais, a literatura e a música chamadas eruditas eram cultivadas usualmente por um grupo restrito de eleitos, ficando quase todo o povo a elas alheio. A arte, denominada grande arte, não saía do palácio nobre.
( ) A massificação das reproduções de obra artística são a principal responsável por tirar o valor e beleza das obras, tornando-as meramente comuns. As artes não pertencem ao povo geral, mas apenas àqueles que têm capacidade de compreendê-la.
Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
Leia as assertivas a seguir em relação à construção social da arte e a apreciação estética e preencha as lacunas com V para verdadeiro ou F para falso:
( ) Cada obra de arte tem seu significado único e imutável. Não existe subjetividade na apreciação pelo espectador, para compreender uma obra precisamos saber o significado que o autor imprimiu na obra.
( ) Museus, entendidos como locais abertos ao público em geral, são um costume muito antigo na história do homem. O tão famoso Louvre, por exemplo, foi inaugurado como reflexo da Revolução Francesa, em 1973, antes e até então, ele era o palácio do rei e, como tal, acessível apenas à nobreza.
( ) As artes visuais, a literatura e a música chamadas eruditas eram cultivadas usualmente por um grupo restrito de eleitos, ficando quase todo o povo a elas alheio. A arte, denominada grande arte, não saía do palácio nobre.
( ) A massificação das reproduções de obra artística são a principal responsável por tirar o valor e beleza das obras, tornando-as meramente comuns. As artes não pertencem ao povo geral, mas apenas àqueles que têm capacidade de compreendê-la.
Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA: