Somente no início do século XX, a transfusão sanguínea adqui...
Somente no início do século XX, a transfusão sanguínea adquiriu bases científicas, graças à descrição dos tipos sanguíneos A, B, AB e O e do sistema Rh. Considerando os sistemas ABO e Rh, julgue o item a seguir.
Os antígenos A e B (do sistema ABO) são os mais importantes na prática transfusional, seguidos do antígeno D (fator Rh).
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO
· PEGA MEU RESUMO :)
SISTEMA ABO: A determinação do grupo sanguíneo dentro do sistema ABO pode ser feita por meio da identificação da presença de antígenos nos eritrócitos, usando-se anticorpos purificados.
- Aglutinogênio = antígeno na hemácia= diz tipo sanguíneo
- Anticorpo = contra seu tipo sanguíneo = soro/plasma
- O = doa para todos; RECEBE SÓ DELE = O (As hemácias do grupo O não apresentam antígenos de superfície e, por isso, não são reconhecidas como estranhas pelo sistema imunológico do receptor)
- AB = recebe de todos = AB = RECEBE = A, B, AB, O
- A = RECEBE A, O; DOA para quem tem A = A, AB
- B = RECEBE B, O; DOA para quem tem B = B, AB
- Rh + = recebe de + e -; doa pra +; O sistema de grupo sanguíneo Rh tem importância clínica por estar relacionado tanto à reação hemolítica transfusional quanto à doença hemolítica do recém-nascido.
- realizar o teste de D fraco antes de realmente afirmar que a reação é negativa = Rh - = recebe de - ; doa para + e –
- Os antígenos A e B (do sistema ABO) são os mais importantes na prática transfusional, seguidos do antígeno D (fator Rh).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo