A tomografia de crânio e seus achados na fase aguda do AVC ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: IADES Órgão: UFTM
Q1230046 Radiologia
A tomografia de crânio e seus achados na fase aguda do AVC são elementos-chave na decisão terapêutica. Quanto à tomografia de crânio, não é correto afirmar que ela possibilita
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: O foco da questão é a tomografia computadorizada (TC) de crânio e sua importância na avaliação de pacientes na fase aguda de um acidente vascular cerebral (AVC). Para responder adequadamente, é essencial compreender as capacidades e limitações da TC em diagnosticar condições intracranianas.

Alternativa correta: E - diferenciar, precisamente, as oclusões agudas das calcificações crônicas.

A TC é uma ferramenta valiosa para identificar rapidamente hemorragias intracranianas e sinais de isquemia aguda. No entanto, ela não é eficaz para diferenciar, precisamente, as oclusões agudas das calcificações crônicas. Essa tarefa pode ser desafiadora porque ambas podem aparecer de maneira semelhante na TC, sendo necessário, muitas vezes, recorrer a outras técnicas de imagem, como a angiotomografia ou a ressonância magnética, para uma diferenciação precisa.

Justificativa das alternativas incorretas:

A - afastar infarto definido e edema cerebral importante: A TC é eficaz para identificar grandes infartos e edema cerebral significativo, o que é essencial para o manejo do paciente.

B - avaliar sinais precoces de isquemia cerebral: Sinais precoces, como a perda da diferenciação da substância cinzenta-branca, podem ser detectados por uma TC, embora a sensibilidade seja limitada no início.

C - afastar hemorragia intracraniana e outros diagnósticos diferenciais: Uma das principais aplicações da TC de crânio é excluir hemorragias intracranianas, que são facilmente visíveis devido à alta densidade do sangue na imagem.

D - a quantificação ASPECTS: A TC é usada para calcular o ASPECTS (Alberta Stroke Program Early CT Score), que ajuda a quantificar as áreas de isquemia em pacientes com AVC, auxiliando na decisão terapêutica.

Portanto, a escolha correta é a alternativa E, pois ela descreve uma limitação da tomografia de crânio.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo