A utilização de números como constantes no meio de um códig...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q215863 Programação
A utilização de números como constantes no meio de um código fonte em uma linguagem de programação, conhecidos por 'números mágicos', é considerada uma prática ruim. Na linguagem de programação C/C++ é possível criar constantes numéricas ou strings que substituirão a constante no código por um nome dado pelo programador. Isso é feito com a utilização da diretiva do preprocessador
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Letra D - #define

Para entender por que a alternativa D é a correta, vamos explorar um pouco o conceito de 'números mágicos' e como eles são utilizados em programação. Os 'números mágicos' são valores numéricos ou strings que aparecem diretamente no código sem explicação ou contexto. Esses valores podem dificultar a manutenção e compreensão do código, pois não é claro o que representam ou por que foram utilizados.

Em C/C++, a prática recomendada é substituir esses 'números mágicos' por constantes nomeadas. Isso permite que o código seja mais legível e fácil de manter, pois o significado do valor é claramente indicado pelo nome da constante. Para definir tais constantes, usamos a diretiva do pré-processador #define, que associa um nome a um valor ou a um trecho de código que será substituído em todo o código fonte onde o nome é utilizado, antes da compilação propriamente dita.

Portanto, a diretiva #define é a maneira correta de definir constantes em C/C++, ao invés de usar os outros comandos listados como opções na questão. Por exemplo:

#define PI 3.14159

Esse código cria uma constante chamada PI que pode ser usada em todo o código-fonte, substituindo o valor literal "3.14159" por "PI", tornando o código mais legível e fácil de alterar se necessário.

As outras opções, como #pragma, #include, #const (que não é uma diretiva do pré-processador em C/C++), e #declare (que também não é uma diretiva do pré-processador em C/C++), não são utilizadas para a definição direta de constantes no código dessa maneira.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Constantes são o oposto das variáveis, apesar de trabalharem da mesma forma.

As "variáveis" têm esse nome exatamente porque podem mudar seu valor durante a execução do programa. Já as "constantes" são dados gravados em memória que de forma alguma podem alterar seu valor.
 
Para criar uma constante, usa-se o pré-processador define. Define é um pré-processador porque todas as constantes devem ser definidas antes do inicio do programa.

Resposta é a letra "d"

#pragma - Passa ordens ao compilador como por exemplo ignorar um erro

#include - Adiciona outro arquivo externo para ser compilado

#const - Isso existe?

#define - X da questão.

#declare - Acho que isto também não existe em C++. Pelo menos nunca vi.

#define -> Esta diretiva é utilizada para substituir um nome dado pelo programador por um "valor", no código-fonte. Acontece a nível de PREPROCESSOR.

Ex.:

#include

#define numberOne 1

#define numberTwo 2

int main (){

printf ("numberOne vale %d\n",numberOne);

printf ("numberTwo vale %d\n",numberTwo);

return 0;
}

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo