O instrumento técnico operativo que a/o assistente social ut...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab.: letra A
⏩ Estudo Social: assistente social utiliza para conhecer e analisar detalhadamente a situação vivida por determinados sujeitos ou grupo de sujeitos sociais, com demandas específicas; deve ser considerada as relações implícitas; é a construção de uma saber convertido em poder;
GABARITO: LETRA A
? Estudo Social: Instrumento específico do assistente social que tem por finalidade conhecer com profundidade e de forma crítica, determinada situação ou expressão da questão social, objeto de intervenção profissional nos aspectos socioeconômicos. O Estudo Social possibilita o acesso a determinados serviços, programas, e benefícios, bem como na efetivação de direitos ou subsidiar pareceres sociais. Têm a família como elemento central da análise que visa compreender os diversos vínculos e a estrutura das relações familiares vivenciadas pelos sujeitos, de modo a garantir a proteção de seus membros.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
A resolução da questão requer conhecimento sobre texto de Fávero (2005) que debate os principais instrumentais técnico-operativos do Serviço Social, em especial, o estudo social. Para o autor, “o estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada expressão da questão social, objeto da intervenção profissional – especialmente nos seus aspectos sócio-econômicos e culturais.
Vamos, então, analisar as alternativas:
B, C, D e E – Incorretas. As alternativas estão erradas.
A – Correta. O estudo social tem como objetivo conhecer com profundidade determina expressão da questão social.
Gabarito: A
Referência:
FÁVERO, E. T. Estudo Social: Fundamentos e particularidades de sua construção na Área Judiciária. In: CFESS (org.). O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos: contribuição ao debate no judiciário, no penitenciário e na previdência social, 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo