Um homem de 54 anos de idade encontra-se internado com doenç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2007 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TJ-DFT
Q1181393 Enfermagem
Um homem de 54 anos de idade encontra-se internado com doença hepática grave. Está consciente, mas com períodos de desorientação, ictérico e edemaciado. Apresenta ascite volumosa e, semanalmente, submete-se a paracentese. Tem respondido pouco aos diuréticos orais. Os níveis séricos de uréia e creatinina estão elevados. Está internado para monitoração mais rigorosa da função renal e administração de diuréticos intravenosos. Queixa-se de dispnéia, fadiga e esteatorréia.
O paciente descrito na situação anterior, após alguns dias, evoluiu com queixas de mal-estar e agitação e apresentou vômitos de sangue, em grande quantidade e de coloração vermelho vivo. Houve piora do quadro clínico, com sangramento de varizes gastroesofágicas e hipovolemia. 
Em face desse quadro clínico e considerando, ainda, que não foi possível encaminhar o paciente para a endoscopia, razão por que o médico optou pelo uso do balão de Sengstaken-Blakemore, julgue a adequabilidade das medidas propostas no item a seguir, que tratam da assistência de enfermagem nessa situação de emergência. 

As soluções mais comumente utilizadas nessa condição são soluções de glicose a 5% e a 10%. 
Alternativas