A transferência dos documentos dos arquivos correntes para o...
A transferência dos documentos dos arquivos correntes para os arquivos intermediários justifica-se pela diminuição do valor primário dos documentos.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (38)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Quando este valor diminui, ou seja, conforme o documento passa a ser menos necessário à administração, o mesmo deve ser transferido ao arquivo intermediário, para que sua permanência nos setores de trabalho não atrapalhem as rotinas de trabalho nem desbanque recursos que poderiam ser utilizados em outros documentos, mais necessários.
Gabarito do professor: Certo
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Certa.
Apesar de ter errado esse item no dia da prova, e embora o Cespe tenha sido bem taxativo, acredito que a questão esteja de fato correta, uma vez que ao se transferir um documento da fase corrente para intermediária, ocorrerá, desse modo, uma diminuição do seu valor primário.
Errei, mas vendo comentário do Erisvaldo agora, realmente faz sentido.
Ocorre sim uma diminuição! se o CESPE tivesse colocado 'Perda' estaria errado.
A questão está correta, uma outra pode ajudar a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2011 - EBC - Técnico - AdministraçãoDisciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Arquivo Intermediário;A diminuição do valor primário de um documento em determinado setor de trabalho da organização indica que esse documento pode ser transferido ao arquivo intermediário.
GABARITO: CERTA.
Errei a questão, mas olhando minhas anotações, acho que ela se baseou na Subclassificação do arquivo intermediário, que é adotada por alguns doutrinadores.
Os 3 subníveis são delimitados em termos de gradação de importância administrativa dos documentos dentro do arquivo intermediário. Assim, temos:
-documentos de interesse primário reduzido: Acabaram de sair do arquivo corrente; ainda regularmente consultados; devem ser armazenados próximos da repartição (normalmente em arquivo central); chance pequena, mas considerável, de serem solicitados.
-documentos de interesse primário mínimo: podem ser guardados mais longe; interesse administrativo: só aguardando decurso do prazo prescricional; consulta ocasional.
-documentos de interesse secundário potencial: semelhante ao interesse primário mínimo, mas com menos interesse administrativo ainda.
Assim, vemos que há sim uma diminuição gradativa no interesse primário do documento que é transferido para a fase intermediária.
Espero ter ajudado.
JUSTIFICATIVA DA BANCA: É a diminuição do valor primário dos documentos que justifica sua transferência para os arquivos intermediários.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo