Segundo o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e In...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D
A alternativa correta é a letra D, pois ela explica de forma precisa a escolha do termo Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) em vez de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). O termo IST é adotado para enfatizar que uma pessoa pode ter e transmitir uma infecção mesmo quando não apresenta sinais e sintomas visíveis. Isso é um ponto crucial no controle e prevenção dessas infecções, uma vez que muitas pessoas podem ser portadoras assintomáticas.
A questão reflete o cuidado com a terminologia adotada pelas autoridades de saúde, que visa transmitir uma compreensão mais clara sobre a natureza das transmissões sexuais. Vamos analisar as demais alternativas:
A - Esta alternativa está incorreta porque afirma que infecções implicam em sintomas e sinais visíveis, o que não é verdade. Muitas ISTs são assintomáticas, justificando a mudança do termo DST para IST.
B - A afirmação de que doenças podem ter períodos assintomáticos está correta, mas não justifica a troca de terminologia. O foco está em infecções poderem ser transmitidas sem manifestação de sintomas, não em doenças.
C - Incorreta, pois o uso do termo IST é uma prática adotada internacionalmente, não se restringindo apenas ao Brasil. A mudança visa padronizar a linguagem e melhorar a compreensão do público.
E - Apesar de afirmar corretamente que ISTs são causadas por microrganismos e podem ser transmitidas sexualmente, a afirmação de que a transmissão ocorre unicamente através do contato sexual é incorreta. Certas ISTs podem ser transmitidas por outras vias, como sanguínea.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab.: letra D
→ IST: Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos;
• Transmissão: principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada; pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.
• Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.
Fonte: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-sao-ist
GABARITO: LETRA D
? Segundo a diretora Adele Benzaken, ?doenças? implica sintomas e sinais visíveis no organismo, enquanto ?infecções? refere-se a períodos sem sintomas e já é usado pela OMS.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo