Considerando as teorias da comunicação, julgue o item. O obj...
Considerando as teorias da comunicação, julgue o item.
O objetivo da teoria da persuasão é possibilitar que a
mensagem seja estruturada de forma a garantir o
convencimento dos destinatários.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
certa
Teoria da Persuasão que, diferentemente da Hipodérmica, é baseada em aspectos psicológicos e defende que a mensagem enviada pela mídia não é assimilada imediatamente pelo indivíduo, dependendo de várias perspectivas individuais. Essa Teoria não seria de dominação ou manipulação como a Hipodérmica e sim de persuasão, pois o indivíduo tende a se interessar por informações que estejam inseridas em seu contexto e com as quais ele esteja de acordo.
O modelo comunicacional da Teoria Empírico-Experimental (ou da Persuasão) permanece semelhante ao da Teoria Hipodérmica, mas com a adição do fator psicológico. Assim, sua fórmula representa uma revisão da relação mecanicista e imediata do E→R (Estímulo → Resposta) para a seguinte formula: E→FP→R (Estímulo→Fatores Psicológicos→Resposta). Ao enxergar dessa forma, a abordagem de estudo deixa de ser global – baseada na crença de que todo estímulo gera uma reação (behaviorista) – para se tornar direcionada com o intuito de entender qual a melhor maneira de aplicar a comunicação com sucesso persuasivo e entender os eventuais insucessos destas tentativas. Ou seja, a Teoria Empírico-Experimental (ou da Persuasão) acredita que a persuasão (objeto da pesquisa) é algo possível de se alcançar. Assim, para que os efeitos esperados sejam alcançados, a comunicação deve-se adequar aos fatores pessoais do destinatário. Portanto, diferente da Teoria Hipodérmica, a Teoria da Persuasão não toma como irrelevante as características pessoais.
"Persuadir os destinatários é um objetivo possível, se a forma e a organização da mensagem forem adequadas aos fatores pessoais que o destinatário ativa quando interpreta a própria mensagem. Por outras palavras, as mensagens dos meios de comunicação contêm características particulares do estímulo que interagem de maneira diferente com os traços específicos da personalidade dos elementos que constituem o público.
No entanto, o grau de exposição do público ao material informativo são, em grande parte, determinados por certas características psicológicas da própria audiência» (Hyman - Sheatsley, 1947, 449)4: o interesse em obter informação, a exposição seletiva provocada pelas atitudes já existentes, a interpretação seletiva e a memorização seletiva" (Mauro Wolf - Teorias da Comunicação)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo