Considerando as teorias da comunicação, julgue o item. A ind...
Considerando as teorias da comunicação, julgue o item.
A indústria cultural expressa a concepção de que as
mídias de massa (que, à época em que surgiu a teoria,
eram o rádio, o cinema e as revistas impressas) não
formam um sistema econômico e social integrado, pois
geram produtos estandartizados e de baixa qualidade
cultural para o consumo das massas.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar o tema central da questão, que é a indústria cultural. Este conceito faz parte das Teorias Críticas da Comunicação, desenvolvidas principalmente pelos pensadores da Escola de Frankfurt, como Theodor Adorno e Max Horkheimer.
A questão afirma que a indústria cultural não forma um sistema econômico e social integrado porque gera produtos estandartizados e de baixa qualidade cultural. No entanto, de acordo com a teoria crítica, a indústria cultural é, sim, um sistema profundamente integrado com a economia e a sociedade. Sua função é justamente homogeneizar a cultura para fins de consumo em massa, transformando produtos culturais em mercadorias.
Alternativa correta: E - errado.
A justificativa para a alternativa ser errada é que a indústria cultural não é isolada; ao contrário, está sincronizada com o sistema econômico. Ela utiliza a produção em massa para facilitar a venda de produtos culturais, mantendo a engrenagem do consumo ativa. Os produtos são, de fato, estandartizados, mas isso é uma estratégia intencional para maximizar lucros, não um indicador de que o sistema não é integrado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O conceito de Indústria Cultural, cunhado por Adorno e Horkheimer, preconiza que a produção cultural e intelectual passa a ser orientada em função de sua possibilidade de consumo no mercado.
A produção estética integra-se à produção mercantil em geral, permitindo o surgimento da ideia de que o que somos depende dos bens que podemos comprar e dos modelos de conduta veiculados pelos meios de comunicação.
As obras de arte e as próprias ideias, senão as pessoas, são criadas, negociadas e consumidas como bens cada vez mais descartáveis
Fonte: Livro - Teoria da Comunicação: Conceitos, Escolas e Tendências.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo