Considerando as ideias desse texto, julgue o próximo item.Co...
O esporte não possui nenhuma virtude mágica. Ele não é, em si mesmo, nem socializante nem antissocializante. É conforme aquilo que se fizer dele. A prática esportiva pode formar tanto patifes quanto pessoas preocupadas com o fair play.
P. Parlebas. In: M. Betti. Educação e sociedade.
São Paulo: Movimento, 1991 (com adaptações).
Considerando as ideias desse texto, julgue o próximo item.
Conforme a perspectiva de pensamento apresentada no texto,
é imperiosa a eliminação da competitividade nos esportes,
para que eles se tornem mais cooperativos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é errado (E).
Vamos entender o porquê disso:
O texto de P. Parlebas, citado na questão, sugere que o esporte não possui virtudes mágicas e que ele pode tanto socializar quanto antissocializar, dependendo de como é praticado. Isso significa que as características positivas ou negativas atribuídas ao esporte são resultados de como ele é utilizado e não uma qualidade inerente a ele.
A questão afirma que, conforme a perspectiva apresentada no texto, seria necessário eliminar a competitividade nos esportes para que eles se tornem mais cooperativos. No entanto, essa interpretação está incorreta.
Veja só: o texto original não sugere a eliminação da competitividade. Pelo contrário, ele argumenta que o esporte pode ter diferentes funções sociais – tanto positivas quanto negativas – dependendo de como é praticado e dos valores que são promovidos durante a sua prática. Portanto, o esporte pode ser tanto competitivo quanto cooperativo, desde que seja direcionado de maneira a promover valores positivos como o fair play (jogo limpo).
Logo, a ideia de que é "imperiosa a eliminação da competitividade nos esportes" não se alinha com a perspectiva apresentada pelo texto. A competitividade pode coexistir com a cooperação, desde que sejam inseridos valores éticos e de respeito mútuo.
Resumindo, a assertiva está errada porque o texto não propõe a eliminação da competitividade, mas sim uma abordagem cuidadosa e ética na prática esportiva.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quando trata-se de esportes coletivos nós remete à cooperação ligada à competição.
O que o texto traz é que o esporte pode ser competitivo mas com fair play;
QUANDO SE TRATA DE ESPORTE, A COMPETITIVIDADE VEM NO PACOTE, POIS HAVERÁ DISPUTA PARA QUEM ALGUÉM SAIA COMO VENCEDOR. JÁ QUANDO SE TRATA DE JOGO, AINDA MAIS VOLTADO PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS, NÃO SE DEVE PENSAR EM COMPETITIVIDADE E SIM, EM COOPERATIVISMO.
E O TEXTO TRAZ A IDEIA QUE O ESPORTE NÃO É NEM SOCIALIZANTE E NEM ANTISSOCIALIZANTE, É O QUE FAZEM DELE, PODENDO SER COMPETITIVO COM LEALDADE(FAIR PLAY) OU SEM AFINIDADE/LEALDADE.
GAB.: ERRADO.
Betti :
nojooooooo , nutellaaaaa, "foraaaaaa"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo