A internet mudou o mundo – e também o meu mundo. Os textos a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: Prefeitura de Campinas - SP
Q1225670 Português
A internet mudou o mundo – e também o meu mundo. Os textos agora podem ter o tamanho que exigirem. E descobrir o seu tamanho é parte do desafio de escrever. Há quem defenda que a internet foi feita para textos curtos e notícias instantâneas. Só se fôssemos doidos de perder essa chance. Na internet cabem todos os formatos, mas, para jornalistas e para leitores, talvez a maior conquista seja a ampliação da possibilidade de escrever – e de ler – textos de profundidade, analíticos, que respeitam a complexidade dos temas. E, assim, ficar menos dependente da disputa por espaço e por páginas, que, se é importante quando traduz um debate movido pela relevância, é também uma afirmação de poder e de hegemonia de uma visão de mundo sobre outras. O leitor não gosta de textos longos? Não é o que a audiência tem mostrado. E agora há como provar. Me parece que na internet o leitor abandona o lugar de entidade quase metafísica, para encarnar em comentários, compartilhamentos e cliques. Tornando-se, ele mesmo, também um escritor, na medida em que o texto continua a ser escrito a partir de suas observações, no acréscimo de nuances e argumentos. A leitura evolui para um debate – o que antes era vertical se horizontaliza. Acredito que uma parte significativa dos leitores não avalia ou decide sua leitura pelo tamanho do texto, mas pelo tamanho do respeito pelo seu tempo e pela sua inteligência. Por aquilo que o texto faz ecoar nele – mesmo quando o incomoda. (Eliane Brum. A menina quebrada. Porto Alegre, Arquipélago, 2013. Adaptado)
Está em conformidade com a norma-padrão da língua a seguinte frase escrita a partir do texto:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Na opinião da autora, os textos agora podem ter o tamanho de que necessitarem.

Vamos entender melhor o porquê dessa alternativa estar correta e as demais não.

Alternativa D está correta porque está em conformidade com a norma-padrão da língua. A construção "tamanho de que necessitarem" está correta porque o verbo "necessitar" é transitivo indireto e pede a preposição "de". A frase está bem estruturada e respeita as normas gramaticais.

Alternativa A está incorreta. A frase "A autora aponta a qualidade como o critério de que o leitor considera para escolher os textos" apresenta um erro de regência. O correto seria "critério que o leitor considera", sem a preposição "de". Assim, a frase respeitaria a norma-padrão.

Alternativa B está incorreta. A frase "A internet foi feita para textos curtos – esta é uma ideia de que muitos aderiram" também apresenta um erro de regência. O verbo "aderir" é transitivo indireto e pede a preposição "a". A forma correta seria "uma ideia a que muitos aderiram".

Alternativa C está incorreta. A frase "Escrever textos analíticos é a oportunidade de que o jornalismo não deve deixar escapar" contém um erro de regência. O verbo "escapar" é transitivo indireto e pede a preposição "a". A forma correta seria "oportunidade a que o jornalismo não deve deixar escapar".

Alternativa E está incorreta. A frase "Uma das conquistas de que jornalistas comemoraram foi a ampliação do espaço para o texto" comete um erro de regência. O verbo "comemorar" é transitivo direto e não requer preposição. A forma correta seria "Uma das conquistas que os jornalistas comemoraram".

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Necessitarem é VTI regido pela preposição de

de que necessitarem

gab. D

Quem necessita, necessita DE alguma coisa. GAB LETRA D

O verbo necessitar em regra ,no modo geral, é VTI, porém, tudo depende do contexto.

A regência do verbo escapar pode ser:

Quem escapa, escapa DE ALGUMA COISA?

Correta:

D) Na opinião da autora, os textos agora podem ter o tamanho de que necessitarem. [Verbo "necessitar" está sendo usado como VTI pedindo a preposição "de" (necessitarem de algo)].

Incorretas:

A) autora aponta a qualidade como o critério de que o leitor considera para escolher os textos. [O uso da preposição "de" está incorreto. O correto seria: ... o critério que o leitor considera... Ou seja, sem a preposição uma vez que não há nenhum termo solicitando-a]

B) A internet foi feita para textos curtos – esta é uma ideia de que muitos aderiram. [a preposição "de" está incorreta. Deveria ser usada a preposição "a". Aderir a algo - VTI.]

C) Escrever textos analíticos é a oportunidade de que o jornalismo não deve deixar escapar. ["Não se deixa escapar" algo - VTD - portanto o uso da preposição "de" está incorreto]

E) Uma das conquistas de que jornalistas comemoraram foi a ampliação do espaço para o texto. [o verbo "comemorar" não solicita a preposiçção "de"]

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo