Considerando o esquema acima, que representa um microscópio ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1394172 Técnicas em Laboratório

Imagem associada para resolução da questão


Considerando o esquema acima, que representa um microscópio óptico, bem como aspectos gerais das diferentes técnicas de microscopia, julgue o item a seguir.


A microscopia de fluorescência está baseada nas reações antígeno-anticorpo.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Um microscópio de fluorescência é um microscópio usado para examinar amostras com propriedades luminescentes ou amostras que foram preparadas com substâncias que criam propriedades luminescentes.

Nesse tipo de microscopia, o próprio espécime é a fonte de luz. Uma grande quantidade de informações pode ser coletada com o uso de um microscópio de fluorescência, e esses microscópios também podem ser usados para criar imagens impressionantes nas quais estruturas detalhadas são claramente visíveis.

Esses microscópios aproveitam as propriedades de certos compostos químicos. Quando excitados pela luz do comprimento de onda adequado, luz ultravioleta clássica, esses produtos químicos acendem.

Se a luminescência é breve, é conhecida como fluorescência, enquanto um período mais prolongado de luminescência após a excitação é chamado de fosforescência.

Nos dois casos, a cor da luminescência variará, dependendo dos produtos químicos envolvidos, assim como a duração exata do período de luminescência.

Em um microscópio de fluorescência, a luz de um comprimento de onda específico é passada através de um condensador de microscópio especializado que focaliza a luz em um feixe muito estreito.

Quando a luz atinge a amostra, os compostos luminescentes ficam excitados e começam a emitir luz. Com o uso de um espelho dicroico que filtra o feixe de luz usado para excitar a amostra, o pesquisador pode ver claramente a luminescência.

Embora a microscopia de fluorescência seja frequentemente usada em conjunto com reações antígeno-anticorpo, ela também pode ser aplicada em outras configurações, como a marcação de ácidos nucleicos ou outras estruturas celulares específicas com fluoróforos apropriados.

ERRADO.

Não, a microscopia de fluorescência não se baseia diretamente nas reações antígeno-anticorpo, embora possa utilizá-las em conjunto para aumentar a especificidade e a sensibilidade da técnica.

A microscopia de fluorescência é um método óptico que utiliza fluoróforos, moléculas que emitem luz quando excitadas por uma fonte de luz de comprimento de onda específico. As amostras são marcadas com fluoróforos, que se ligam a componentes específicos da amostra, como proteínas, organelas ou DNA. Quando a amostra é iluminada com a luz de excitação, os fluoróforos emitem luz de um comprimento de onda diferente, que pode ser detectada por um microscópio equipado com filtros apropriados.

Algumas das principais técnicas de microscopia baseadas em reações antígeno-anticorpo incluem:

  • Imunofluorescência (IF): A técnica mais utilizada, combina fluoróforos com anticorpos para marcar e visualizar antígenos específicos. A IF permite visualizar as estruturas marcadas com alta resolução e contraste, mesmo em células vivas.
  • Imunohistoquímica (IHQ): Utiliza enzimas para converter um substrato incolor em um produto colorido, marcando a localização de antígenos específicos em tecidos fixados. A IHQ é útil para visualizar a distribuição de antígenos em seções de tecido.
  • Citometria de fluxo: Mede a quantidade e a distribuição de antígenos na superfície de células individuais. A citometria de fluxo é utilizada para analisar grandes populações de células e identificar subpopulações com características específicas.
  • Microscopia eletrônica de imunoconjugação (MEIC): Combina a alta resolução da microscopia eletrônica com a especificidade da marcação por anticorpos. A MEIC permite visualizar antígenos específicos em ultraestrutura celular com alto grau de detalhe.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo